Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino desenvolvem ações antirracistas
Os eventos buscaram contribuir com o reconhecimento da legitimidade da educação para as relações étnico-raciais no cotidiano escolar.
Buscando promover o conhecimento crítico e reflexivo sobre a história e a cultura afro-brasileira, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Rocio, localizada em Vila Velha, realizou, na última terça-feira (19), um evento destinado à valorização da educação para as relações étnico-raciais, a partir do Projeto Integrador de Ciências Humanas “Sankofa: a África que te habita”.
Com o objetivo de valorizar as múltiplas expressões culturais no território brasileiro e capixaba, o evento foi dividido em dois momentos. O primeiro contou com um desfile temático, produzido pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que abordou a influência das culturas afrodiaspóricas no contexto brasileiro, enfatizando os valores civilizatórios que essas culturas produziram no Brasil e no Espírito Santo. Em seguida, a estudante da 2ª série do Ensino Médio Alice Moreira recitou um slam de sua própria autoria, abordando as potencialidades do tema e a valorização de sua identidade e pertencimento étnico-racial. Em um segundo momento, houve a participação do grupo de capoeira São Salvador, comandado pelo Mestre Buiu, em parceria com o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de São Torquato.
“O evento fecha com chave de ouro um ano letivo de muita aprendizagem, desconstrução de preconceitos enraizados e, simultaneamente, construção de um senso crítico coletivo entre nossos estudantes, capaz de multiplicar uma cultura antirracista em seus contextos sociais”, comentou o professor de Sociologia Williams Moreira Barros Luna, responsável pelo projeto.
LETRAMENTO RACIAL
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes, localizado em Cariacica, elaborou um projeto de letramento racial com as turmas dos 7º anos do Ensino Fundamental. As atividades contaram com leituras de textos sobre a temática; exibição do filme “Pantera Negra”, seguida de análise do filme e personagens; discussão sobre “Ubuntu: Eu sou porque nós somos” e construção de um painel com personalidades negras, respondendo ao questionamento: “Quem te inspira no enfrentamento ao racismo?”.
“No combate ao racismo é importante reforçar ações de empoderamento e valorização de referências inspiradoras na escola e fora dela. Problematizar as violências e violações contra a população afro-brasileira é importante, mas a discussão não deve se encerrar nisso. O fortalecimento de ações de valorização passa pela inspiração e afirmação de lugares e pessoas de potência no enfrentamento às diversas formas de racismo que se manifestam no cotidiano”, afirmou a professora Jamila de Souza Auteiro.
DESPERTAR AFRO
Já a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Augusto Ruschi, localizada em Viana, desenvolveu o projeto "Despertar Afro", que tem como objetivo principal promover o conhecimento das origens africanas e suas contribuições para a sociedade brasileira. O projeto teve o intuito de combater o racismo e sensibilizar os alunos sobre a importância da diversidade cultural e étnica. As atividades realizadas buscaram desmistificar estereótipos, valorizar a diversidade e estimular debates sobre racismo e direitos civis.
As ações geraram uma Mostra Cultural para a comunidade escolar, realizada na última quinta-feira (21), que permitiu os alunos apresentarem seus conhecimentos, fortalecendo o engajamento social e a conscientização sobre a cultura afro-brasileira.
“Achei o projeto muito interessante, principalmente pelas apresentações, discursos e brincadeiras. É muito importante ter algo nas escolas que fale sobre a cultura afro, pois isso nos ajuda a entender melhor o nosso valor. Fiquei muito feliz ao ver a estrutura e o espaço que foram preparados com tanto cuidado por professores e alunos”, compartilhou o estudante Pedro Henrique da Silva Christo.
TABELA PERIÓDICA DE PERSONALIDADES NEGRAS
Em outra unidade de ensino, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, localizada no município de Guarapari, os alunos criaram um painel interativo no formato de tabela periódica, destacando personalidades negras que marcaram a história em áreas como ciências, tecnologia, literatura, esportes, cinema e música. Nele, cada elemento da tabela contém, além das informações detalhadas sobre a figura pública, um QR Cod conectando a um painel digital. Entre os homenageados estavam Benjamin Carson, Conceição Evaristo, Pelé e Tim Maia, todos explorados com criatividade e pesquisa aprofundada pelos alunos.
De acordo com o professor de Química João Vitor de Assis, o projeto promoveu pertencimento cultural e habilidades como análise crítica, trabalho em equipe e comunicação, sendo apresentado à comunidade escolar em uma tela interativa.
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