14/07/2021 16h23

Escolas Estaduais promovem diferentes formatos de festas juninas/julinas

As festas juninas/julinas são uma tradicional festividade popular que acontecem durante os meses de junho e julho — comemoração comum em todas as regiões do Brasil. As escolas da Rede Estadual de Educação não deixam de celebrar, cada uma em seu estilo. Entre as festas dessa temática estão o “Arraiá do Sistema Monetário”, “Festa Julina Drive Thru”, “Arraiá dos Conectados”, “Recriando obras de arte com temáticas juninas” e “2º Arraiá On-line”.

"Arraiá do Sistema Monetário"

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado no município de mesmo nome, promoveu o “Arraiá do Sistema Monetário”. O projeto foi desenvolvido com a temática festa julina, trabalhando o conteúdo sistema monetário com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O objetivo do projeto foi melhorar a capacidade de lidar com situações de compra, venda e troca com o real, moeda do Brasil. Foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao tema abordado, dentre elas o minimercado do AEE; atividade elaborada com o intuito de aprender a utilizar o dinheiro para realizar compras, vendas e conferir o troco; compreender a organização de um supermercado e suas seções de produtos, além de formular uma lista de compras.

A culminância do projeto se deu com barraquinhas de comidas típicas julinas, com as vendas realizadas pelos estudantes do AEE.

"Festa Julina Drive Thru"

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cândida Póvoa, de Apiacá, realizou a “Festa Julina Drive Thru”, com o intuito de promover uma festa beneficente, mantendo todos os protocolos contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo o coordenador pedagógico Luciano de Almeida Louvem, a ideia foi bem aceita pela comunidade escolar. “Entramos em contato com o hospital da nossa cidade que está recebendo muitos pacientes suspeitos de estarem com a Covid-19 e muitos ficam internados com alguns sintomas, até que se chegue o diagnóstico. Com isso, aumentou o consumo de alimentos e de produtos de higiene pessoal”, disse o coordenador. 

As pessoas que passavam em frente à escola foram recepcionadas e deixaram suas doações e ainda ganhavam uma “cumbuquinha” de canjiquinha. “Tudo foi muito bem preparado e higienizado, com todas as precauções. Alguns dos participantes se sentiram à vontade para descer do carro e tiraram fotos com seus filhos e familiares no painel montado na porta da escola”, contou Luciano de Almeida Louvem.

"Arraiá dos Conectados"

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jorge Anízio Borjaille, de Vila Velha, promoveu o “Arraiá dos Conectados”, com o intuito de valorizar a cultura nacional e o folclore. A ação teve como ponto culminante a apresentação de danças pelas turmas de 1º, 2º e 5º anos, além da participação de todo o corpo docente da escola. 

Durante o mês de junho, a professora de Educação Física e organizadora do evento, Geleane Estevão Knidel, com o auxílio das professoras regentes, ensaiaram os alunos. A professora de Arte Cleusa de Freitas Bibiano Neves também teve papel de destaque, confeccionando uma grande “saia” que foi utilizada em algumas danças.

“Diante das limitações impostas pela pandemia, resolvemos realizar um modelo de festa julina diferenciada, aproveitando os recursos tecnológicos e envolvendo as famílias dos alunos. Devido ao distanciamento, o evento foi realizado em dois dias diferentes para que todos pudessem participar”, destacou Geleane Estevão Knidel.

As danças foram transmitidas ao vivo pelo canal da Escola no Instagram e os pais puderam interagir no momento da transmissão. O diretor Guilherme Oliveira Frank participou apresentando os alunos e animando o evento junto com os professores, pedagogos e coordenadores.

Também foi realizada uma votação on-line pelas redes sociais da Escola para eleger o rei e a rainha do evento, que contou com mais de 800 votos. Em outros momentos do “Arraiá dos conectados”, as turmas participaram de uma gincana, também organizada pela professora de Educação Física e com a colaboração dos professores e distribuição de premiação aos vencedores.

As famílias colaboraram também com a doação de alimentos típicos de festas juninas, que foram preparados no dia da festa.

"Recriando obras de arte com temáticas juninas"

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Doutor Moacir Avidos, de Governador Lindenberg, promoveu a atividade denominada “Recriando obras de arte com temáticas juninas”. A ação foi proposta com o objetivo de resgatar a cultura junina, que é muito presente na comunidade local, além de levar os alunos a refletir e reconhecer traços importantes, registrados pelos artistas em suas obras.

Foram realizadas a análise e a releitura da obra de Alfredo Volpi — “Barco e Bandeirinhas e Pássaros”, com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e da obra de José Francisco Borges — “Festa Junina”, com os alunos dos Anos Finais.

A iniciativa foi da professora de Arte Emiliana Simão dos Santos, que contou com o apoio da diretora Sandra Lucia Zoppi Pola: “o trabalho trouxe um sentimento de pertencimento à comunidade escolar, uma vez que não conseguimos realizar festas juninas como de costume, devido à pandemia, fazendo com que esse tema fosse celebrado”, disse.

A pedagoga Ghane Kelly Gianizelli Pimenta disse: “foi gratificante acompanhar as produções dos alunos, que se mostraram motivados e criativos durante o processo. O trabalho significou que a escola continua em movimento”.

"2º Arraiá On-line"

A Escola de Ensino Fundamental (EEEF) Santa Cecília, de Cachoeiro de Itapemirim, promoveu o “2º Arraiá On-line”, por meio do Google Meet, com o objetivo de resgatar costumes, tradições, incentivar a atividade coletiva e promover a cooperação, socialização e interação entre os docentes, discentes, familiares e servidores da escola.

Todos receberam o link para participar da festa, por meio do WhatsApp das turmas. Foram realizados concursos de vídeo e fotografias, brincadeiras, desafios e bingo, que puderam ser premiados por meio de doações feitas por parceiros da escola. Previamente, foram desenvolvidas atividades para disseminar conteúdos curriculares, que deu oportunidades aos alunos de conhecerem as características, influência das festas juninas nos costumes e tradições, oferecendo-lhes um panorama histórico, artístico e cultural.

“A festa foi muito bem organizada, com muitas atrações e animação do início ao fim. Pena que não ganhei o bingo, mas fica para próxima. Valeu ter participado”, disse o estudante do 8º ano Ronald Luciano da Silva.

A coordenadora Aline Sales gostou tanto, que já espera o próximo evento. “Foi uma noite agradabilíssima, de muita interação e diversão. Que venha o ‘3º arraiá’”, comemorou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI