19/07/2021 14h51 - Atualizado em 19/07/2021 15h49

Escolas incentivam aprendizado em casa por meio de experimentos práticos

Com intuito de promover a aproximação de teorias das Ciências Naturais, Física e Química com o cotidiano dos estudantes, as escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, em Afonso Cláudio, e José Corrente, em Alegre, incentivaram o aprendizado em casa, por meio da produção de experimentos científicos de baixo custo.

O professor de Química da EEEFM Elvira Barros, Alex Júnior Almeira, destacou que a ação foi realizada para que os alunos pudessem consolidar o aprendizado do conteúdo de Química, associando a teoria à prática. “O experimento consistiu em realizar o aquecimento de algumas substâncias (previamente escolhidas), com o objetivo de observar o que ocorreria durante o processo”, disse.

Ainda sobre as atividades orientadas pela mesma unidade de ensino, o aluno Carlos Vínicius Schaffel lembrou que, por meio da ação do professor de Física Fernando Ott, foi possível compreender e desenvolver alguns equipamentos, como uma máquina de choque ou um microscópio.


Flávio Luiz Souza dos Santos, professor de Física da escola de Alegre, reforçou a necessidade de o docente assimilar a prática à teoria passada. Segundo ele, é um recurso para fomentar a aprendizagem, ou seja, levar o aluno a reconhecer o conteúdo por meio de exemplos práticos e dentro de sua realidade.


Outra ação da escola diz respeito às Ciências Humanas. Com o objetivo de exercitar o pensamento crítico e reflexivo, com foco na realidade dos estudantes, os professores de Geografia, Ronilson Oliveira Paulino, e de Projeto de Vida, Cristiane Azevedo de Aguiar, trabalharam interdisciplinarmente os conflitos geopolíticos globais e as consequências para a sociedade brasileira.

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI