30/06/2021 16h32

Escolas promovem festas juninas

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Sobradinho, localizada em Boa Esperança, realizou o “Arraiá Virtuá”, que contou com atividades pedagógicas e culturais, com a temática das festas juninas. A ação foi uma maneira encontrada pela Escola para promover a memória afetiva das tradicionais quadrilhas realizadas antes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“O ‘Arraiá Virtuá’ surgiu da necessidade de atendermos também as famílias que optaram pelo estudo remoto dos alunos, considerando que, neste momento, ainda é facultativo o retorno presencial às aulas. O nome ‘Virtuá’ se refere à necessidade de mantermos o distanciamento social devido à pandemia e, dessa forma, adaptarmos a tradicional festa junina realizada anualmente pela escola”, explicou a diretora Leonice Barbosa Bergamin. 

O projeto envolveu toda a Escola, do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e foi mais uma ação voltada à valorização dos aspectos socioemocionais dos estudantes e professores.

A pedagoga Rosângela Rocha Faria contou como tudo foi organizado. “Os professores planejaram a adaptação das atividades e brincadeiras juninas, proporcionando brincadeiras como a pescaria educativa, o bingo pedagógico, o casamento caipira, danças juninas, contação de histórias, além do ‘Arraiá dos Mascarados’, tudo respeitando os protocolos de segurança”, disse. 

A professora Edileusa Aparecida da Silva Gaigher ressaltou a importância de oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências sociais e culturais. “A pandemia vai passar e essas atividades fazem parte do universo da escola”, acrescentou.

Outra unidade que entrou no clima das festas juninas foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Monteiro de Paiva, localizada em Alegre, com as turmas da Alfabetização – alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O momento contou com as tradicionais brincadeiras e comidas juninas, com foco pedagógico, como pescaria das sílabas, pipoca dos números e letras, lata das adivinhações, tomba números, entre outras.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI