11/06/2021 14h22

Escolas realizam ações por meio das disciplinas Eletivas

As escolas da Rede Estadual contam com disciplinas Eletivas que fazem parte de um Componente Curricular de livre escolha do estudante. As Eletivas possibilitam a ampliação, o aprofundamento e o enriquecimento do repertório de conhecimentos dos estudantes, além de dar oportunidade à experimentação e à diversificação do currículo. As aulas são preparadas para que o estudante possa interagir com o conteúdo de forma ativa e participativa.

Abaixo seguem algumas Eletivas e seus objetivos:

Eletiva: Just be yourself

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, de Colatina, refletem sobre autoconhecimento por meio da disciplina Eletiva “Just be yourself”, que em Português significa: "Apenas seja você mesmo".

O objetivo da Eletiva é promover reflexões sobre a importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, da descoberta do próprio eu, da valorização de sua autoestima, com o bem-estar comum dentro da escola, nos aspectos físicos e pessoais.

A aluna Zilândia de Jesus Araujo conta como avaliou a eletiva. "A autoestima pode mudar com o tempo e não importa o quanto os outros avaliam bem você, se você não se auto aceitar, você não estará obviamente se sentindo bem com você mesma. Levando em conta as avaliações positivas de outras pessoas, ainda assim, não seria o suficiente se não houvesse autoaceitação. A autoestima pode ser mudada por pessoas e familiares ao nosso redor, a positividade ou negatividade dentro de sua casa muda o comportamento e até nosso modo de vida", disse a estudante.

Eletiva: Produção Audiovisual de memórias e Histórias do entorno geográfico do aluno

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guilherme Milaneze, de Vargem Alta, contam com a disciplina Eletiva: “Produção Audiovisual de memórias e Histórias do entorno geográfico do aluno”.

Foram realizadas produções pelos estudantes, que se inscreveram em concursos e festivais. O curta-metragem "Parteira de Sonhos" foi selecionado no 1º Festival Curta Metragem de Cachoeiro de Itapemirim e conquistou o 2º lugar na categoria "Meu Lugar".

Eletiva: Preparando para o futuro

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Leogildo Severiano de Souza, de Brejetuba, conta com a Eletiva “Preparando para o futuro - degrau de conhecimento”. As aulas têm por objetivos incentivar e despertar o potencial de cada aluno, por meio de uma visão de futuro, favorecendo e possibilitando todos a sonhar com uma autonomia financeira e pessoal.

“O tema da eletiva é sempre relacionado com um sonho dos alunos. É realizada uma pesquisa no início do trimestre para que a escola fique ciente dos sonhos profissional e pessoal de cada aluno, para que sejam desenvolvidos os temas e para que eles se sintam pertencentes, além de criar expectativas para o futuro”, disse o diretor Oberdan Zambom.

Eletiva: Felicidade Tóxica

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, de Afonso Cláudio, promoveu uma palestra da Eletiva sobre “Felicidade Tóxica”, com o tema "Um Jeito Inovador de Realizar Palestras".

“Tivemos a honra de contar com a psicóloga Simone Ferreira, abordando o tema ‘A felicidade tóxica que gera ansiedade’, um assunto tão pertinente em tempos de pandemia. Os alunos puderam acompanhar pelo aplicativo Meet e tivemos a participação de alunos 100% remotos, alunos presenciais, alunos em casa, todos participantes do modelo hibrido”, destacou a professora Sara Simões.

Eletiva: Meu olhar sobre o meu lugar

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alfredo Lemos, de Itaguaçu, realizou a culminância da disciplina Eletiva “Meu olhar sobre o meu lugar”, com os estudantes do Ensino Médio Regular. Os alunos organizaram as atividades da disciplina em slides, cartazes virtuais elaborados na plataforma Canva e por meio de webconferência no Google Meet, em que tiveram a oportunidade de explicar os trabalhos.

As atividades contemplavam a escrita de uma carta para o futuro; a reflexão sobre o autoconhecimento e a realização de teste de perfil comportamental e teste de aprendizagem; a descrição do lugar onde vivem e como se sentem nele; a entrevista de um familiar ou uma pessoa da comunidade e o registro fotográfico de cenas do cotidiano.

“Na maioria das vezes, achamos que nos conhecemos e que temos controle de tudo em nossa vida, mas infelizmente não é assim. Com essa disciplina, nós percebemos que nos conhecemos o mínimo e que temos muitas coisas para explorar dentro de nós mesmos”, disse a estudante Aline Rosa Feller.

A professora Andressa Hell Siqueira ressaltou que a proposta da disciplina Eletiva “Meu olhar sobre o meu lugar” foi despertar nos estudantes um olhar crítico e, ao mesmo tempo, sensível sobre o local onde vivem e as cenas do cotidiano. “Em um tempo tão atípico, de reclusão e tristezas, podemos olhar da nossa janela e vermos esse período por outros ângulos. Apreciar a simplicidade dos nossos lares, contemplar o tempo em família, curtir o local de morada e trabalho. A partir daí, dar significado à vida, aprofundar os conhecimentos e progredir nos estudos”, acrescentou.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata