07/02/2022 11h16 - Atualizado em 07/02/2022 16h35

Todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio passam a contar com Plataforma Letrus

Programa pedagógico apoia educadores e estudantes no desenvolvimento da escrita.

A partir deste ano letivo, todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual passam a contar com a Plataforma Letrus, que disponibiliza um programa pedagógico de apoio a educadores e estudantes. A metodologia utilizada é construída de forma cíclica, a partir de resultados e análises detalhados, que possibilitam o protagonismo e o desenvolvimento da escrita dos estudantes. 

Além disso, a plataforma busca desenvolver habilidades essenciais para o vestibular, a partir de correções focadas nos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para que serve?

Destina-se à correção de redações dissertativo-argumentativo, produzidas pelos estudantes, a partir das atividades propostas pelos professores de Língua Portuguesa. O uso dessa plataforma representa uma melhora significativa na nota final dos estudantes contemplados com o uso da tecnologia, conforme já verificado por experiência pregressa. Assim sendo, o uso dessa plataforma tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de escrita de estudantes.

Como e onde acessar?

Os professores de Língua Portuguesa/Redação, devidamente cadastrados na plataforma, receberão, no próximo dia 17 de fevereiro, uma formação que vai capacitá-los para o uso da plataforma. A partir do primeiro acesso, cada professor vai passar para os estudantes das turmas em que desempenham suas atividades os respectivos login e senha de acesso de cada um.

Como funciona a plataforma?

- O professor se apropria da atividade (serão duas por mês) e conduz a turma no desenvolvimento da atividade de produção da redação proposta;

- Os estudantes, a partir dos textos de apoio, desenvolvem, no rascunho, os temas propostos para a atividade;

- Após as devidas revisões, os estudantes acessam a plataforma e postam seus textos, para que possam ser corrigidos pela Letrus;

- O professor acessa a plataforma e se apropria das devolutivas da correção dos textos postados pelos estudantes, em cujas turmas desenvolve suas atividades;

- O professor avalia as devolutivas, interfere ou não nas observações e faz a devolutiva final para os estudantes.

Qual o diferencial da plataforma?

A plataforma possibilita maior rapidez na correção dos textos e otimização do tempo do professor, permitindo a ampliação da realização de tarefas e conteúdos, sendo um importante instrumento pedagógico para a formação integral, a garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes da Rede Estadual e desenvolvimento da escrita. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata 

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