Todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio passam a contar com Plataforma Letrus
Programa pedagógico apoia educadores e estudantes no desenvolvimento da escrita.
A partir deste ano letivo, todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual passam a contar com a Plataforma Letrus, que disponibiliza um programa pedagógico de apoio a educadores e estudantes. A metodologia utilizada é construída de forma cíclica, a partir de resultados e análises detalhados, que possibilitam o protagonismo e o desenvolvimento da escrita dos estudantes.
Além disso, a plataforma busca desenvolver habilidades essenciais para o vestibular, a partir de correções focadas nos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para que serve?
Destina-se à correção de redações dissertativo-argumentativo, produzidas pelos estudantes, a partir das atividades propostas pelos professores de Língua Portuguesa. O uso dessa plataforma representa uma melhora significativa na nota final dos estudantes contemplados com o uso da tecnologia, conforme já verificado por experiência pregressa. Assim sendo, o uso dessa plataforma tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de escrita de estudantes.
Como e onde acessar?
Os professores de Língua Portuguesa/Redação, devidamente cadastrados na plataforma, receberão, no próximo dia 17 de fevereiro, uma formação que vai capacitá-los para o uso da plataforma. A partir do primeiro acesso, cada professor vai passar para os estudantes das turmas em que desempenham suas atividades os respectivos login e senha de acesso de cada um.
Como funciona a plataforma?
- O professor se apropria da atividade (serão duas por mês) e conduz a turma no desenvolvimento da atividade de produção da redação proposta;
- Os estudantes, a partir dos textos de apoio, desenvolvem, no rascunho, os temas propostos para a atividade;
- Após as devidas revisões, os estudantes acessam a plataforma e postam seus textos, para que possam ser corrigidos pela Letrus;
- O professor acessa a plataforma e se apropria das devolutivas da correção dos textos postados pelos estudantes, em cujas turmas desenvolve suas atividades;
- O professor avalia as devolutivas, interfere ou não nas observações e faz a devolutiva final para os estudantes.
Qual o diferencial da plataforma?
A plataforma possibilita maior rapidez na correção dos textos e otimização do tempo do professor, permitindo a ampliação da realização de tarefas e conteúdos, sendo um importante instrumento pedagógico para a formação integral, a garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes da Rede Estadual e desenvolvimento da escrita.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata