26/03/2024 15h14

Estudantes da Socioeducação têm aula de campo

O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre suas habilidades e características, incentivando o protagonismo juvenil.

Os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, tem como escola de referência o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, localizado em Cariacica, participaram, nas últimas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), de uma atividade prática. O objetivo principal da iniciativa foi proporcionar aos alunos uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre suas habilidades e características, incentivando o protagonismo juvenil.

A aula ocorreu em um ambiente incomum, debaixo de uma mangueira, criando um espaço descontraído para estimular a interação entre os estudantes. Segundo relatos da professora de Projeto de Vida, Jane Correa Pires, os jovens responderam de forma excelente demonstrando participação ativa e eficaz nas atividades propostas. "Foi uma oportunidade para os alunos compreenderem seus próprios valores, direitos e deveres, destacando a importância do respeito e da educação”, afirmou a professora.

O pedagogo Tiago Ferreira da Silva ressaltou a relevância dessas ações para a formação integral dos estudantes, destacando que elas não são isoladas, mas integradas ao currículo escolar e aos temas transversais, sendo planejadas e executadas de forma articulada ao longo do ano letivo. “Essa experiência demonstra o compromisso da escola em promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes em suas comunidades”, disse o pedagogo.

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu