04/08/2021 11h33

Estudantes de Afonso Cláudio constroem mapas conceituais nas aulas de Química

Os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Giestas e Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mata Fria, localizadas em Afonso Cláudio, construíram diversos mapas conceituais na disciplina de Química. A atividade foi realizada com os alunos do Ensino Médio das unidades escolares e faz parte do conteúdo programático do 2º trimestre do ano letivo. O objetivo foi ensinar aos alunos a relacionar o conteúdo estudado na teoria e a aplicabilidade na prática, por meio da confecção de mapas conceituais.

Nas aulas teóricas, os alunos aprenderam o conteúdo específico de cada série e a abordagem no dia a dia. Já na aula prática, os estudantes colocaram a mão na massa e realizaram a construção de vários mapas conceituais, de acordo com a orientação do professor regente. 

“Minha intenção é ajudá-los a entender mais profundamente os conteúdos de Química, pois, quando decoram, logo esquecem. Mas quando entendem, por meio da construção dos mapas, sempre se lembrarão”, disse o professor Braz Lopes Pereira.

Segundo o docente, os alunos foram muito participativos. “O resultado da aula superou minhas expectativas. No início, eles reclamaram um pouco por achar o conteúdo difícil de entender, mas ao passarmos para a prática, vi que ficaram mais interessados em aprender o conteúdo estudado e com essa metodologia diferenciada”, comemorou.

O professor de Química Braz Lopes Pereira afirmou ainda que a disciplina terá diversas aulas práticas, mesmo neste período de pandemia, seguindo os protocolos de segurança. “Vejo a grande importância da inserção das aulas práticas para nossos alunos, pois eles sempre conseguem aplicar a teoria aprendida na sala de aula e ampliar os conhecimentos na sociedade e no cotidiano”, afirmou.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI