Estudantes de Aracruz realizam projeto sobre sustentabilidade
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, localizada no município de Aracruz, participaram, no decorrer do mês de novembro, de um projeto interdisciplinar em prol da preservação ambiental. A iniciativa, que uniu teoria, prática e tecnologia, buscou promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis por meio da reciclagem e da produção de papel semente.
Para a realização das atividades, os estudantes reutilizaram papéis usados, triturando-os e misturando-os com água e sementes de plantas nativas da região. Desse modo, criaram novas folhas de papel, que não apenas reforçaram a importância do reaproveitamento de materiais, mas também trouxeram à tona a relevância do reflorestamento e da valorização da flora local.
Além disso, foram produzidas algumas sacolas biodegradáveis feitas a partir de amido de milho, uma solução prática para reduzir o uso de plásticos descartáveis, ampliando o debate sobre os impactos ambientais dos resíduos plásticos e os benefícios de alternativas sustentáveis.
De acordo com o professor de Ciências Gabriel Porto dos Santos, para a execução da atividade foi necessário trabalhar medições precisas, misturas químicas seguras e modelagem, conectando criatividade e ciência para resolver problemas ambientais.
O docente acrescentou ainda que, com o auxílio de óculos de realidade virtual, os alunos “visitaram” unidades de conservação natural. “Essa experiência imersiva permitiu que conhecessem os ecossistemas locais e compreendessem os desafios de preservar a biodiversidade, enriquecendo o aprendizado de forma sensorial e interativa”, afirmou Gabriel Porto dos Santos.
“Trazer a tecnologia para o projeto foi transformador. Os óculos 3D proporcionaram aos alunos uma experiência única, conectando-os às unidades de conservação de maneira imersiva. Aliar ciência, arte e tecnologia reforçou que a preservação ambiental é um esforço coletivo e integrado”, completou o professor.
Por fim, após a produção do material reciclado e a partir das vivências práticas e virtuais, os alunos elaboraram panfletos educativos com mensagens sobre consumo consciente e preservação ambiental, que foram distribuídos à comunidade local, visando promover o debate sobre o assunto.
“O projeto promoveu o protagonismo estudantil, incentivou a conexão entre teoria e prática e impactou diretamente a comunidade. A combinação de sustentabilidade, tecnologia e conscientização solidificou o compromisso da escola com a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente”, destacou a professora de Artes Camila Guedes.
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