24/11/2023 09h53

Estudantes de Boa Esperança participam de curso sobre Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

O curso teve duração de 40 horas, e contou com aulas práticas ministradas por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Alunos do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Boa Esperança, localizado no município de mesmo nome, participaram, entre os dias 13 e 17 de novembro, do curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. O curso contemplou os estudantes da 3⁰ série do Ensino Médio Integrado (EMI) ao curso técnico em Agropecuária.

O professor Amarilson de Oliveira Cândido destacou a importância da aprendizagem prática para a vida profissional dos estudantes. "Aprender por meio de uma palestra como essa possibilita aos alunos mais segurança nas operações com máquinas agrícolas. A capacitação técnica e os conhecimentos práticos para a operação e manutenção de tratores agrícolas proporcionam mais durabilidade da máquina e implementos, com redução de custos e diminuição de perdas na lavoura”, disse o professor.

O curso teve duração de 40 horas, e contou com aulas práticas ministradas por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal de Boa Esperança.

Durante o curso, os alunos aprenderam sobre os principais componentes dos tratores, sua operação, diagnóstico de falhas e substituição de peças danificadas. Também estudaram sobre os procedimentos para garantir a segurança e qualidade do serviço oferecido, bem como para aumentar a vida útil dos equipamentos.

O professor Amarilson de Oliveira Cândido afirmou ainda que os conteúdos trabalhados durante o curso complementam o que foi estudado em sala de aula no componente curricular de Mecanização Agrícola. “Os alunos se saíram muito bem na prática com os implementos, mesmo aqueles estudantes que não tiveram contato previamente com máquinas agrícolas”, afirmou.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon