11/10/2021 15h16

Estudantes de Cariacica aprendem Ciências com aulas práticas de microscopia

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, localizada em Cariacica, participaram do projeto Micromundo – Aulas Práticas de Microscopia, que trabalhou o conteúdo “Células”, nas aulas de Ciências.

Em um primeiro momento, os estudantes produziram chaveiros com massa de modelar, em formatos de célula vegetal e animal. Em outro momento, foram realizados experimentos com folha de Elódea canadense, para verificar seus cloroplastos e seus movimentos. Foi organizado um roteiro para os alunos responderem perguntas e produzirem desenhos sobre a visualização da lâmina com a folha de Elódea canadense.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Valéria Rocha Pereira e Larissa Viganor. “Iniciamos a atividade com explicação de como funciona um microscópio ótico e sua importância, como também sua utilização e principais funções”, explicou a professora Valéria Rocha Pereira.

A aula teve como objetivo familiarizar os alunos com a microscopia e aprofundar os estudos realizados em prática, sobre a morfologia celular vegetal.

“Foi extremamente prazeroso ver a alegria, envolvimento e participação dos alunos na aula. Ouvi inúmeras vezes relatarem que foi uma das melhores aulas para eles, porque visualizar o que eles estudam faz mais sentido. Em momentos como esse temos a satisfação de ver nosso aluno evoluir e se comprometer com o estudo”, disse a professora Larissa Viganor.

Os estudantes que participaram também falaram sobre a experiência.

“Achei muito interessante conhecer o microscópio, saber o nome científico da planta e ver os cloroplastos de tão pertinho. Aumentou meu interesse nas aulas de Ciências”, afirmou Maria Eduarda Souza Moura do Nascimento.

“Foi uma das melhores aulas que já tive. Foi divertido aprender vendo no microscópio. E ainda teve o relatório que nós fizemos. Para preencher o que pedia, tive que estar atento ao que estava vendo. Me senti um verdadeiro cientista”, destacou Nycollas Fleger.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI