26/05/2022 08h46

Estudantes de Castelo aprendem sobre modelos atômicos de forma criativa

Objetivo foi desenvolver e incentivar o pensamento científico.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley, localizada no município de Castelo, aprenderam sobre modelos atômicos, por meio da metodologia da sala de aula invertida. O objetivo foi desenvolver e incentivar o pensamento científico de forma criativa.

Inicialmente, a metodologia foi apresentada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Tempo Integral, que aceitaram a dinâmica do trabalho. Na sequência, os estudantes leram em livros físicos e pesquisaram na internet sobre cada modelo atômico e optaram por aquele que tiveram afinidade. Em seguida, os alunos montaram os modelos com materiais, como isopor e tampinhas de garrafa PET.

Durante a atividade, os estudantes foram orientados pela professora de Ciências Thiara Azevedo Pancotto. “Os alunos apresentaram os trabalhos para uma banca avaliadora, formada por profissionais da escola. Eles estiveram no centro do processo de ensino-aprendizagem, praticando o protagonismo. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos poderão transcender os muros da escola”, destacou a professora.

“Gostei de fazer o trabalho, porque acrescenta bastante no currículo escolar e a gente realmente aprendeu e estudou muito. Foi uma matéria legal de se aprender”, disse o aluno Davi Moreira.

“Com a aplicação das metodologias ativas, a disciplina de Ciências corrobora para aulas mais dinâmicas e criativas, em que o professor cria espaço para o aluno produzir o conhecimento de diferente formas sobre o conteúdo abordado”, ressaltou a professora Thiara Azevedo Pancotto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

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