Estudantes de Conceição do Castelo estudam Matemática de forma diferenciada
A ação buscou, de forma prática e interdisciplinar, trabalhar os conceitos da disciplina por meio de temas selecionados pelos estudantes.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado em Conceição do Castelo, promoveu, entre os dias 15 de abril e 07 de maio, uma atividade diferenciada, a fim de promover o estudo da Matemática. A ação buscou, de forma prática e interdisciplinar, trabalhar os conceitos da disciplina por meio de temas selecionados pelos estudantes como, por exemplo, “o peso ideal das mochilas escolares”.
A professora de Matemática Andressa Côco Lozorio explicou que alinhar o processo de ensino-aprendizagem como o interesse dos alunos promove um maior engajamento e desempenho na investigação científica, com especial atenção para o cálculo de porcentagens e uso de tecnologias digitais.
“Os dados coletados incluíram a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o peso da mochila não deve exceder 10% do peso do estudante; especialistas sugerem que o peso ideal deve ser de, no máximo, 7%; o uso incorreto da mochila pode causar problemas de saúde; e para reduzir o peso, é importante usar armários escolares e organizar adequadamente o material necessário para as aulas”, disse a docente sobre a pesquisa dos estudantes.
Com auxílio da professora de Projeto Integrador de Matemática, Michele Nalli Venturim, foi possível, no laboratório de Ciências, realizar a pesagem de cada aluno e de sua respectiva mochila para que, deste modo, fossem calculadas as correlações nas porcentagens de massas de acordo com as recomendações da OMS e dos especialistas.
Andressa Côco Lozorio destacou que os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos de colunas, facilitando a interpretação. “Ao resolver problemas matemáticos, estamos treinando nosso cérebro a pensar de maneira lógica e crítica, habilidades que são valiosas em muitas áreas da vida. Além disso, a prática nos ajuda a identificar onde temos dificuldades e nos dá a oportunidade de trabalhar nessas áreas específicas”, contou a professora.
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