Estudantes de Dores do Rio Preto participam de oficinas sobre preservação da Mata Atlântica
As oficinas, baseadas nos conteúdos trabalhados nas disciplinas de Geografia, Ciências e Artes, visam discutir a extração sustentável dos frutos da palmeira.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada em Dores do Rio Preto, estão participando, durante os meses de junho e julho, de uma série de oficinas que abordam a importância da preservação da Palmeira Juçara, uma espécie ameaçada de extinção devido ao corte predatório do palmito, para a conservação da Mata Atlântica.
Baseadas nos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Geografia, Ciências e Artes, as oficinas têm como objetivo central discutir a extração sustentável dos frutos da palmeira. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do processo de beneficiamento da polpa do fruto, para que pudessem degustar a iguaria produzida. Essa ação teve o intuito de conscientizar sobre os problemas de saúde associados ao consumo excessivo de açúcar na sociedade.
Em seguida, os alunos realizaram uma intervenção artística como prática pedagógica na escola, utilizando o cacho da palmeira. “É importante ressaltar que é necessário deixar cachos com frutas nas palmeiras, pois os frutos servem de alimento para as aves e contribuem para a dispersão da espécie”, destacou o professor de Geografia Luiz Henrique da Silva.
Ao término das oficinas, as sementes utilizadas foram cuidadosamente armazenadas para a produção de mudas, que serão posteriormente plantadas pelos próprios estudantes em áreas rurais do município. Essa etapa do projeto visa a ampliar a presença da Palmeira Juçara na região, fortalecendo a conservação da espécie e a proteção da biodiversidade local.
“Essa iniciativa educacional representa um importante passo para a conscientização dos estudantes em relação à preservação ambiental e ao equilíbrio dos ecossistemas”, ressaltou Luiz Henrique Vieira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888