Estudantes de Fundão produzem pequenas catapultas
A iniciativa proporcionou aos estudantes uma maior compreensão acerca dos equipamentos mecânicos.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria da Paz Pimentel, localizada no município de Fundão, produziram, entre os dias 11 e 13 de março, pequenos dispositivos mecânicos com o auxílio de material de reuso. A ação, além de trabalhar a discussão sobre evolução das máquinas simples e que facilitam a realização do trabalho, proporcionou uma atividade lúdica e prática.
Idealizada pela professora de Ciências, Josiane Gava Costalonga, a iniciativa proporcionou aos estudantes uma maior compreensão acerca dos equipamentos, favorecendo a discussão de sua aplicação ao longo dos anos, ao mesmo tempo que propôs soluções e novas invenções que facilitam a realização de tarefas cotidianas.
Para desenvolvimento das catapultas, cada grupo produz um projeto, no formato de croque, sugerindo o passo a passa para a confecção e os materiais necessários, como palito de picolé, elástico, cola quente, colheres descartáveis, bolinha de gude, papelão e canetinhas coloridas.
O estudante Vitor Ferreira dos Santos destacou que a aula prática reforça os conceitos aprendidos em sala de aula. “Tivemos que, antes de mais nada, pensar e projetar o que faríamos e, principalmente, como faríamos, para assim colocar em prática. O mais desafiador foi fazer as alavancas”, contou o jovem.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707