Estudantes de Guaçuí promovem reflexão sobre religiões afro-brasileiras e respeito à diversidade
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, desenvolveu o projeto “Diálogos Inter-religiosos: a importância das religiões de matrizes africana e afro-brasileira na sala de aula”, conduzido pelo professor Dr. Damião Amiti Fagundes, na disciplina de Geografia. A iniciativa teve como objetivo promover o respeito à diversidade religiosa e valorizar as tradições africanas e afro-brasileiras.
O projeto assumiu um caráter interdisciplinar, integrando História e Geografia. As aulas abordaram a presença e influência da Umbanda e do Candomblé na religiosidade popular de Guaçuí, além de resgatar memórias e tradições locais por meio de relatos da comunidade e da análise espacial das manifestações culturais.
O trabalho foi dividido em três etapas:
Aula expositiva dialogada, que apresentou a história dos povos africanos e afro-brasileiros e sua presença na região do Caparaó;
Atividade prática de localização geográfica, relacionando o estudo de São Cosme e São Damião — santos também cultuados em religiões afro-brasileiras — com a noção de espacialidade;
Roda de diálogo inter-religioso, onde os estudantes refletiram sobre o respeito às diferentes crenças e compartilharam experiências pessoais.
A estudante Beatriz Nolasco destacou que aprendeu “a respeitar todas as crenças e conhecer melhor a história das religiões afro-brasileiras”. Já Larah Teixeira afirmou que a atividade “ensinou sobre solidariedade e respeito, inspirando a refletir sobre a fé e o cuidado com o outro”.
Para a equipe pedagógica, o projeto reforçou o compromisso da escola com a educação antirracista e a formação cidadã, estimulando empatia, respeito e consciência histórica entre os estudantes.
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