Estudantes de Guaçuí realizam experimento da ‘Caixa Radiação’
Por meio de experimento químico, os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar e entender o conteúdo dado em sala de aula.
Com o intuito de aproximar os estudantes do conteúdo de Química, estudado em sala de aula, o professor Thiago Soares, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, em Guaçuí, realizou, na última sexta-feira (06), uma atividade com estudantes para aprenderem na prática sobre fluorescência e fosforescência.
Durante a ação, os alunos simularam o experimento realizado pelo cientista francês Antoine-Henri Becquerel, que explicou a radioatividade de alguns elementos químicos por meio da luminescência. Na dinâmica proposta pelo professor, realizada com material não radioativo como caneta marca-texto ou mesmo sabão em pó, os alunos com auxílio de uma caixa escura, conhecida como “Caixa de Radiação”, expuseram os materiais à luz negra para testar a produção de luz.
O professor destacou que a descoberta teve aplicações na medicina e na agricultura, bem como na produção de energia. Ele ressaltou que é necessário discutir sobre o assunto, devido à responsabilidade social no descarte desses materiais, lembrando um caso ocorrido na cidade de Goiânia, em 1987. “O Césio – 137 atraiu a atenção de catadores de sucata, causando a morte de inúmeras pessoas por falta de informação e descarte incorreto de materiais radioativos”, disse Soares.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br