14/03/2024 15h07 - Atualizado em 14/03/2024 15h09

Estudantes de Pinheiros desenvolvem sistema de votação automatizada para eletivas e tutores

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Pinheiros, desenvolveram um sistema que permite que as votações para eletivas e tutores sejam realizadas on-line de forma ágil e segura. A ferramenta substitui a antiga dinâmica, realizada por meio do Google Forms, automatizando o processo e facilitando a gestão das votações.

A ideia surgiu de um desafio lançado durante a disciplina eletiva de "Maratona de Programação", ministrada pelo professor Alex Menezes. Os objetivos eram reduzir o tempo e o trabalho manual envolvidos na organização das votações; garantir a segurança e a confiabilidade do processo; controlar o número de vagas disponíveis em cada eletiva e tutor, e permitir que os alunos votem de forma rápida e fácil, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet.

Os alunos utilizaram a linguagem de programação C para criar um protótipo funcional do sistema, o que logo os motivou a buscar a integração de uma interface atrativa e intuitiva para tornar o processo mais prático e acessível. Foi por meio deste projeto que a equipe de Altas Habilidades da escola assumiu a missão de “dar vida" ao modelo. No dia 26 de fevereiro de 2024, o sistema foi utilizado como meio oficial de votação pelos alunos da EEEM Nossa Senhora de Lourdes.

A professora Vânia Alves Santana, responsável pela dinâmica com o professor Alex Menezes, avalia que o interesse pela tecnologia e o trabalho em equipe fizeram com que os educandos transformassem uma ideia em um projeto concreto e útil para toda a comunidade acadêmica.

“Testemunhei o empenho e a criatividade dos alunos se transformarem em um sistema inovador e eficiente. A cada nova etapa concluída, a sensação de orgulho e admiração só aumentava. Hoje, o sistema de votação automatizada é uma realidade em nossa escola. Essa experiência me ensinou que, quando acreditamos no potencial dos nossos alunos e lhes oferecemos oportunidades para se desenvolverem, os resultados podem ser surpreendentes”, disse Vânia Alves Santana.

“No início, enfrentamos desafios para conceber o projeto, mas, à medida que avançávamos, adquiríamos novos conhecimentos e refinávamos nossas ideias. Finalmente, lançamos o programa para uso de toda a comunidade escolar. A experiência foi enriquecedora, pois não apenas aprendi muito durante o processo, como também pude aplicar esses conhecimentos não apenas em outros projetos, mas também nas aulas do curso técnico em Informática, fortalecendo assim meu aprendizado”, comentou Gabriel Cirqueira Barbosa Araujo, aluno da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon gardicon@sedu.es.gov.br