26/11/2024 09h35

Estudantes de Vila Velha apresentam adaptação de obra clássica grega

Alunos da disciplina eletiva de Interpretação do Centro Estadual de Educação Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Assisolina Assis Andrade, localizado no município de Vila Velha, apresentaram, entre os dias 13 e 21 de novembro, uma adaptação da peça “Lisístrata”, clássico grego de Aristófanes.

A obra original narra a história de Lisístrata, personagem que dá nome ao livro, quando ela, insatisfeita com a guerra entre Atenas e Esparta, decide, junto às demais mulheres de seu vilarejo, se trancar em um templo e iniciar uma greve até que as negociações de paz comecem.

Na versão criada pelos estudantes, o tema ganha uma abordagem mais contemporânea e descreve uma tentativa de tomada de poder para exigir direitos iguais, culminando em um clímax emocionante, no qual cada atriz verbalizou, de forma autêntica, seus desejos por um futuro mais justo.

De acordo com a professora de Artes Mary Louis Bochour, o projeto exigiu meses de preparação de todos os envolvidos. “Enquanto os atores memorizavam falas e aperfeiçoavam suas interpretações, a equipe técnica cuidava de detalhes essenciais, como trilha sonora, iluminação e figurinos de época”, destacou.

Já o professor de História Gustavo Montalvão frisou que, ao transformar um clássico em um veículo para discutir a equidade de gênero, a peça não apenas deu voz aos estudantes, mas consolidou o espaço escolar como ambiente de criatividade, cidadania e aprendizado. “Mais do que uma atividade educativa, o espetáculo reafirmou o poder da arte como ferramenta de transformação social.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI