21/05/2021 15h43

Estudantes privados de liberdade realizam atividades do projeto de leitura ‘Entre muros e mundos’

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Domingos, localizada no município de São Domingos do Norte, promoveu atividades de leitura com os alunos privados de liberdade, com o mote “Entre muros e mundos”. 

O projeto foi elaborado pela equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria da Educação (Sedu), visando a fomentar a leitura a ser desenvolvida nas Unidades Prisionais, com mediação das Escolas Referência e/ou Exclusivas como Atividade Pedagógica no período de suspensão das aulas presencias, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Com o retorno das aulas presenciais, foi proposta aos alunos uma roda de conversa para que debatessem as considerações significativas de cada um sobre temas distintos.

De forma inicial, foram lançados questionamentos para que eles respondessem em forma de argumentação, tais como: "Como aconteceu?"; "Onde aconteceu?"; "Se gostaram ou não?"; "Como foi o período sem aula presencial?"; "O que eles acharam sobre o projeto", bem como questões específicas referentes às obras que leram.

Na disciplina de Artes, foi realizada a releitura de imagens, bem como pinturas de personagens que mais chamaram atenção.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Maria Aparecida Santana, vários alunos relataram a ajuda psicológica que o projeto proporcionou. “Segundo eles, os livros preencheram a solidão, tristezas, angústias e decepções vindas de perdas entre familiares devido à Covid-19. Um trabalho é bem feito e bem-sucedido quando temos este tipo de resposta dos educandos. É inquestionável como esse projeto fez bem aos alunos, pois percebemos ao fim do debate a leveza que o projeto trouxe a cada um deles”, disse.

"Uma ação pedagógica só se torna eficaz quando todos os autores envolvidos no processo trabalham na perspectiva cooperativa. Estamos articulando muito bem as ações, fazendo com que nós, que estamos na ponta, consigamos executar essas ações de forma concreta no viés da interdisciplinaridade", comentou o pedagogo Tiago Ferreira da Silva.  

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI