Feira de Ciências com abordagem étnico-racial promove representatividade na Escola Estadual Manoel Abreu

Evento destacou cientistas negros e incentivou protagonismo estudantil em Linhares.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Abreu, localizada em Linhares, realizou no dia 25 de agosto uma Feira de Ciências com abordagem étnico-racial. A iniciativa buscou valorizar o protagonismo negro na produção científica e inspirar os estudantes a ocuparem espaços de reconhecimento e sucesso. A atividade integrou conteúdos científicos e sociais, aproximando os alunos da pesquisa acadêmica e ampliando a visão sobre a diversidade na construção do conhecimento.
Durante o evento, os estudantes apresentaram experimentos, banners e protótipos desenvolvidos ao longo das aulas. A primeira série do Ensino Médio ficou responsável por apresentar as concepções cosmológicas dos povos Bantu, Akan, Egípcios e Dogon, evidenciando que a ciência é um empreendimento humano. Já a segunda série, destacou mulheres na ciência com objetivo de inspirar as alunas a ocupar esses lugares sociais. Enquanto a terceira série desenvolveu protótipos inspirados em invenções de cientistas negros, relacionando teoria e prática.
Segundo a equipe pedagógica, a feira foi um momento de aprendizado coletivo que permitiu aos estudantes desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e expressão criativa, além de estimular reflexões críticas sobre desigualdades raciais e de gênero. A ação também fortaleceu a identidade dos alunos e consolidou a educação para as relações étnico-raciais como prática transformadora no ambiente escolar.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707