14/08/2020 15h05

Foco e dedicação aos estudos precisam ser mantidos durante as Atividades Não Presenciais

Com novidades sobre o calendário, a Sedu reforça questões importantes para estudantes não perderem o ritmo nas atividades escolares.

Recentemente a Secretaria da Educação (Sedu) divulgou o Calendário Escolar do ano letivo de 2020 e as interfaces com o ano letivo de 2021 devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nesse período, os alunos têm contado com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), do Programa EscoLAR. E é por meio das APNPs que os estudantes poderão ter um rendimento melhor ainda em 2021.

Com as novidades sobre o calendário, a Sedu reforça questões importantes direcionadas tanto para os alunos quanto para seus familiares, como não perder o ritmo nas atividades escolares ao longo deste ano de 2020 e o incentivo da família para que o aluno mantenha o foco nos estudos.

“Estamos engajados para que os alunos da Rede Estadual mantenham o aprendizado durante este período das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. A participação dos alunos fazendo as atividades e dando retorno para os professores é essencial. O calendário escolar traz uma organização para este ano letivo e o próximo”, disse a subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo.

Andrea Guzzo enfatizou que “é preciso que os alunos mantenham o engajamento na participação e na realização das APNPs neste ano, de modo que, o que aprenderam, seja base para a continuidade do currículo e para que alcancem um bom resultado em 2021”, afirmou.

Ela ainda destacou a participação da família nesse processo. “A responsabilidade em ensinar o conteúdo pedagógico é dos professores, mas a participação das famílias nesse processo não presencial é muito importante. Precisamos contar com a ajuda dos pais ou responsáveis para que incentivem seus filhos a estudarem e terem a consciência de que essa dedicação agora será primordial para o ano de 2021”, ressaltou.

Fique por dentro do Calendário EscoLAR 

- Excepcionalmente para o ano letivo de 2020, a carga horária anual será de, no mínimo, 800 horas, independentemente do quantitativo de dias letivos indicados no calendário escolar. 

As organizações curriculares do ano letivo de 2020 deverão ser ajustadas para se adequarem ao mínimo de 800 horas anuais.

- De 04 de fevereiro a 20 de março serão considerados dias letivos presenciais; 

De 23 de março a 06 de abril, recesso para os professores e férias escolares para os alunos; 

07 de abril, início da suspensão das aulas presenciais; 

15 de abril, início do regime emergencial de Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs) para os estudantes durante a suspensão das aulas presenciais;

 01 de julho, as APNPs passam a ser registradas diariamente no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), computando o dia letivo e a sua respectiva carga horária letiva.

- O ano letivo de 2020, para o ensino regular, termina em 23 de dezembro de 2020, sendo o Conselho de Classe final em 29 de dezembro de 2020.

- Para as 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª etapas do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) os semestres letivos de 2020 ficam assim organizados: o primeiro semestre termina em 28 de agosto, sendo o Conselho de Classe Final em 29 de agosto de 2020;

- O segundo semestre termina em 23 de dezembro, sendo o Conselho de Classe Final em 29 de dezembro de 2020.

- Considerando os objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa da educação básica, as 4ª e 8ª etapas do Ensino Fundamental e a 3ª etapa do Ensino Médio da EJA cumprirão um semestre letivo em 2020, assim organizados: o primeiro bimestre termina em 28 de agosto, sendo o Conselho de Classe em 29 de agosto de 2020; 

O segundo bimestre termina em 23 de dezembro, sendo o Conselho de Classe final em 29 de dezembro de 2020.

- O aluno será promovido de série em 2021. Por exemplo: quem está neste ano de 2020 na 4ª série, em 2021 já irá para a 5ª série. Mas é preciso ficar atento:

-  A junção 20/21 não se trata de horas, mas, sim, conteúdo curricular. Portanto, os conteúdos dos componentes curriculares não tratados neste ano de 2020 serão tratados no próximo ano (2021).

- Para isso, é preciso que o aluno tenha tido engajamento nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais e aprendizado alcançados nos conteúdos passados em 2020.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI