31/03/2023 14h55 - Atualizado em 31/03/2023 15h11

Governo do Estado promove feira de inovação para Movimento de Cidades Inteligentes

O público-alvo são os estudantes da educação profissional técnica de nível médio da Grande Vitória.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), promove o Inova ES, primeira feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras com objetivo de gerar oportunidades de prosperidade no Estado. A feira será realizada nas próximas terça-feira (04) e quarta-feira (05), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

O evento marca o encerramento do edital de processo seletivo da Pós-Graduação da UnAC – Universidade Aberta Capixaba do curso “Cidades Inteligentes”, realizado pelo Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, um programa do Governo do Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a feira é uma oportunidade para que o público capixaba conheça o projeto Cidade Inteligentes. “A feira é um evento que promete aproximar o público do Cidades Inteligentes. Assim, podemos pôr em prática o projeto que vai modernizar os nossos municípios e gestão pública. Em cidades inteligentes, uma gestão mais inteligente de políticas públicas municipais, utilizando novas tecnologias e processo inovadores, é algo desejado por todo gestor público”, ressaltou o secretário.

O evento contará com a participação de palestrantes renomados no tema e de diversas startups e instituições que oferecem programas para o desenvolvimento dos municípios.

Além de representantes da Secti e do Programa Qualificar ES, estarão na feira a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com o curso Cidades Inteligentes, a Secretaria da Cultura (Secult), o Instituto Jones Santos Neves, Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (Seedes), Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo (Fapes), Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), além de empresas e startups.

A feira realizará palestras apresentadas por profissionais da área de tecnologia, inovação e planejamento.

Cidades Inteligentes

Cidades Inteligentes são espaços urbanos privilegiados de transformação. São nelas que se materializam as políticas públicas de maior impacto no cotidiano, na vida dos cidadãos, com a utilização generalizada de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Uma cidade é considerada inteligente quando há impulsionadores de crescimento econômico sustentável, elevada qualidade de vida e gestão consciente dos recursos naturais, por meio de uma governança participativa e democrática. A capital do Estado, Vitória, ocupa a quinta posição no ranking de cidades inteligentes no Brasil, sendo a primeira em educação, a nona em governança e a 12ª em urbanismo.

A Ufes, em parceria com a Secti, e por meio do Sistema UniversidadES e Programa Universidade Aberta Capixaba – UnAC, promoveu um processo seletivo estudantes para o Curso de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu) em Cidades Inteligentes, destinado a portadores de diploma de curso superior. O período de inscrição será encerrado na próxima quinta-feira (06). A inscrição é realizada no site www.sead.ufes.br. O edital está disponível neste link www.sead.ufes.br/editais.

A feira será realizada nas próximas terça-feira (04), das 09h às 18h, e quarta-feira (05), das 09h às 17h, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti