01/07/2022 11h22 - Atualizado em 01/07/2022 11h23

‘Inclusão’ é tema de ações na Escola Zumbi dos Palmares

Objetivo é sensibilizar e defender a causa da educação inclusiva na unidade escolar.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zumbi dos Palmares, localizada na Serra, está desenvolvendo atividades por meio do projeto “Todos pela inclusão”. Essa proposta vem sendo realizada nos últimos cinco anos e tem como objetivo sensibilizar e defender a causa da educação inclusiva dentro da escola, proporcionando aos alunos uma reflexão frente às diversidades, com enfoque no respeito, empatia e tolerância.

“Enquanto professora de Educação Especial, acredito que ações com foco na diversidade e na inclusão podem transformar a escola, gerando impactos positivos para toda a comunidade escolar”, destacou a professora Marília Almeida Santos.

No primeiro trimestre, foi realizado um circuito de palestras com o tema “Bullying, não curto essa ideia”, que visou combater o bullying e suas consequências na vida dos alunos que sofrem esse tipo de ação. No segundo trimestre, seguindo a sugestão do Calendário Escolar da Secretaria da Educação (Sedu), foi realizada a “Semana para sensibilização e defesa da Educação Inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais”, que contou com momento de interação de canto, dança e dramatização.

“Falar sobre inclusão dentro da escola é erradicar toda possibilidade de preconceito. Em pleno século 21, não se cabe mais nenhum tipo de preconceito que exclua o aluno em sua singularidade. Todo e qualquer aluno é eficiente, considerando suas competências e habilidades”, disse a professora Érica Pezzin Fernandes.

“Motivar a reflexão sobre o tema inclusão em seus variados aspectos é um modo de criar um ambiente escolar favorável aos alunos que se identificam com uma minoria que necessita de amparo diferenciado”, ressaltou o professor Wedell Leonardo Pereira.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata