17/06/2020 12h16

Inscrições para Programa Parlamento Jovem Brasileiro são estendidas até dia 30 de junho

Devido às medidas tomadas em todo o Brasil para evitar o contágio e a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), a organização do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estendeu o período de inscrição para até o dia 30 de junho.

Para minimizar a ausência do apoio escolar aos estudantes na preparação de seus projetos de lei, o Parlamento Jovem Brasileiro vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu site oficial e também em suas redes sociais, visando a reduzir o impacto causado pela ausência da valiosa orientação dos professores nessa etapa.

Também foi criado um novo canal para o recebimento das inscrições: um número de WhatsApp exclusivo estará disponível para que os estudantes enviem o formulário preenchido e os demais documentos obrigatórios que, então, serão inseridos no sistema eletrônico do PJB pela Central de Comunicação Interativa da Câmara dos Deputados.

Assim como as escolas tiveram as aulas suspensas, também a Câmara dos Deputados restringiu o acesso a suas instalações por tempo indeterminado, pois não há como prever a duração das medidas do distanciamento social.

Então, como forma de zelar pela saúde e integridade dos 27 coordenadores em mais 78 jovens de todos os estados do País, que se reúnem para a realização da Jornada Parlamentar, a etapa presencial também foi adiada. Antes, estava prevista para setembro de 2020.

Um novo calendário detalhado está em processo de finalização e prevê parte do trabalho dos deputados jovens feito a distância, por meio de ferramentas virtuais que já são utilizadas pelos próprios deputados federais. Tais ferramentas propiciam mais colaboração entre os selecionados e também possibilitam a participação da sociedade em geral, que poderá contribuir com as discussões e aperfeiçoar os projetos de lei apresentados pelos estudantes.

A ida dos selecionados a Brasília acontecerá em data ainda a ser definida, quando as recomendações de distanciamento social forem totalmente suspensas. Dessa forma, o processo de inscrição para o PJB 2020 tem ainda mais duas modificações: o comprovante de matrícula será exigido em uma etapa posterior e a autorização dos pais ou responsáveis somente será exigida dos estudantes selecionados quando confirmada a data da viagem. Também os critérios de idade para a seleção foram redefinidos: podem participar do PJB 2020 jovens nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.

Veja AQUI mais informações sobre o Programa Parlamento Jovem

Mais informações estão disponíveis no site do programa AQUI!

Com informação do Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043