Interdisciplinaridade e inovação: estudantes da Escola Newtro Ferreira de Almeida vivenciam práticas que unem Matemática, Arte, História e Tecnologia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, tem se destacado por promover práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares que unem diferentes áreas do conhecimento. Recentemente, estudantes do 6º e 8º anos do Esino Fundamental participaram de projetos que articularam Matemática, Arte, História e Tecnologia, resultando em experiências significativas de aprendizagem.
Simetria em foco: Matemática, Arte e História em diálogo
Os alunos do 8º ano participaram da atividade “Simetria em Foco”, conduzida pelos professores Dimas Pazini Alves e Patrícia Feu Gonçalves (Matemática), Carla de Paula Bonacossa Soares (Arte) e Renan de Carvalho Silva (História), com apoio da diretora Neidiane Barcelos Venancio Silva.
Durante as aulas, os estudantes exploraram os tipos de simetria — reflexão, rotação e translação — e relacionaram esses conceitos à arquitetura renascentista e às máscaras africanas, compreendendo como a simetria se manifesta em diferentes contextos culturais.
Segundo o professor Dimas Pazini Alves, “a simetria vai muito além da Matemática. Ao perceberem sua presença na arte africana e na arquitetura renascentista, os alunos entenderam como a Matemática dialoga com a história e a cultura”. A proposta promoveu a integração entre raciocínio lógico, sensibilidade artística e conhecimento histórico, fortalecendo o aprendizado de forma dinâmica e contextualizada.
Triorama e representação espacial: aprendendo com plantas baixas e vistas aéreas
Já os alunos do 6º ano participaram de uma atividade que uniu desenho técnico, tecnologia e expressão artística para estudar plantas baixas e vistas aéreas, sob orientação dos professores Dimas Pazini Alves e Patrícia Gonçalves Feu.
Na primeira etapa, os estudantes desenharam a planta baixa de suas próprias casas em malha quadriculada e, em seguida, utilizaram o Google Earth para observar as vistas aéreas reais de seus endereços. Como culminância, construíram maquetes tridimensionais utilizando o triorama, recurso que favoreceu a criatividade e a visualização espacial.
De acordo com os professores, a metodologia favoreceu o trabalho em equipe, a autonomia e a aprendizagem significativa, aproximando os conteúdos teóricos da realidade dos alunos e tornando o processo mais envolvente e prático.
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