Júri simulado na Escola Angélica Paixão promove reflexão interdisciplinar sobre energia nuclear e ética científica
Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada em Guarapari, participaram de um júri simulado com o tema “Liberação da construção de armas nucleares no Brasil”. A atividade foi conduzida pelo professor de Biologia Saulo Nunes Santa Clara e envolveu pesquisa, argumentação e debate entre os grupos favoráveis e contrários à proposta.
O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento do pensamento crítico e ético dos alunos, ampliando a capacidade de análise científica e sociopolítica diante de questões globais e complexas. A iniciativa buscou também fomentar o protagonismo estudantil por meio da vivência de práticas democráticas de debate e tomada de decisão, alinhadas à interdisciplinaridade prevista no Currículo da Rede Estadual.
Durante a preparação, os estudantes realizaram pesquisas que integraram conteúdos de Biologia, História, Geografia, Física e Sociologia, explorando temas como energia nuclear, sustentabilidade, impactos ambientais e dilemas éticos. O júri foi composto por alunos que desempenharam diferentes papéis, simulando um tribunal com advogados, jurados e representantes da sociedade civil.
De acordo com o professor Saulo Nunes Santa Clara, o júri simulado proporcionou uma experiência de aprendizagem rica e significativa: “Os alunos puderam compreender como a ciência e a tecnologia influenciam decisões políticas e sociais. Refletir sobre os efeitos da radiação e dos rejeitos nucleares reforçou o compromisso da Biologia com a sustentabilidade e a ética científica”, destacou.
Para os estudantes, a atividade foi transformadora. A aluna Ana Alice Amorim Favoreto, da 3ª série de Humanidades, afirmou que a experiência ajudou a desenvolver autoconfiança e pensamento crítico: “O júri foi essencial para aprimorar minha argumentação e superar o medo de falar em público. Mais do que um trabalho escolar, foi uma oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico.”
Já Manuela Almeida de Lima, da turma de Mídias Digitais, destacou que o projeto a inspirou a seguir carreira na área do Direito: “O júri me mostrou que esse é realmente o caminho que quero seguir. Discutir um tema tão relevante despertou em mim o desejo de aprofundar meus estudos e participar de debates sobre ética e sociedade.”
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