Mensagens motivacionais contribuem no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Escola Emilio Nemer
A ação tem como objetivo manter os alunos realizando as APNPs , além de cuidar de cada estudante, conforme sua realidade.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emílio Nemer, localizada em Castelo, está conectada ao Programa EscoLAR, instituído pela Secretaria da Educação (Sedu), como forma de atender aos estudantes durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19.
Com os objetivos de garantir o vínculo, a adesão e o engajamento dos estudantes ao Programa, a escola tem desenvolvido várias ações, tais como: monitoramento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs); contato, via telefone, com pais, mães ou responsáveis com palavras de esperança, e ressaltando a importância do apoio familiar neste momento de angústia provocada pelo isolamento social.
Desta forma, buscando aproximar e fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola, a gestora Mônica Destefani Gava elaborou dois modelos de cards inspiradores: um para enviar aos estudantes que estão realizando prontamente as APNPs encaminhadas pela escola, valorizando, incentivando e inspirando-os a continuar estudando com foco e determinação. E outro para os estudantes que, por algum motivo, não estão realizando as APNPs, destacando a disposição da escola para conversar, esclarecer dúvidas, apoiar, acolher e inspirar a participação para que se sintam parte do processo, estimulando assim o protagonismo estudantil.
“Os professores acompanham os estudantes que estão realizando as atividades propostas. A partir desse acompanhamento, enviam por meio de WhatsApp os cards de acordo com a situação de cada estudante”, explicou a diretora Mônica.
Os docentes também relataram que a ação foi significativa e que contribuiu para aproximar os estudantes da escola, valorizando o esforço e a dedicação dos mesmos. Os cards também possibilitaram conhecer as realidades e dificuldades dos alunos e, por meio do diálogo, a resgatar aqueles que ainda estão distantes do programa EscoLAR.
“Na conversa individual é possível conhecer e dialogar com o estudante sobre a sua situação particular, assim, o professor pode auxiliar nas dificuldades específicas. Outro ponto interessante é o retorno dos alunos sobre o trabalho realizado. Foi muito bom ler as mensagens de gratidão e ver a dedicação deles em realizar as atividades propostas”, relatou a professora Janaina Lubiana Altoé.
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