16/04/2019 09h04

Mural interativo expõe curiosidades da cultura espanhola

A atividade acontece na Escola Professor Santos Pinto, de Governador Lindenberg.

Ao longo de todo primeiro trimestre, todos da Escola Professor Santos Pinto, de Governador Lindenberg, região centro-oeste do Estado, têm a oportunidade de aprender sobre a cultura espanhola. Foi montado na unidade um mural interativo que expõe, em forma de jogo, as bandeiras e informações sobre os países que falam a língua espanhola. Semanalmente há mudanças, variando entre curiosidades, poesias, músicas, piadas e outros assuntos culturais.

“Eu me sinto realizada ao perceber que através deste trabalho conseguimos disseminar o conhecimento sobre a língua espanhola, proporcionando aos alunos uma reflexão sobre as diferenças e semelhanças entre as culturas e, assim, contribuindo para sua visão crítica de mundo”, disse a professora de Língua Espanhola, Emanuele Pedroni Cozzer Merlo.

Quem interage com o mural fica instigado a descobrir a qual país pertence a bandeira e a informação descrita sob ela, sendo necessária a interação do observador que busca em um gabarito descobrir se acertou ou não. Por meio da atividade, os estudantes podem aprender sobre traços culturais e se aprofundar na escrita, além de se divertirem jogando e explorando os conhecimentos adquiridos.

A ação contagiou alunos e funcionários. “Eu gostei bastante da ideia do mural. A turma pôde sair um pouco da rotina de sempre e aprender de forma mais descontraída. É interessante também porque não só a minha turma aprenderá com essa atividade, mas também os alunos de outras turmas que tiverem a curiosidade de ler e interagir com o mural. Esta atividade vai ficar como uma boa lembrança da turma do terceiro ano de 2019”, disse o aluno Emerson Silva dos Anjos.

“O trabalho proposto pela professora de espanhol, além de muito interessante, foi também necessário para a ampliação de conhecimento. Os pontos que considerei mais interessantes foram o desempenho e o interesse dos alunos na produção do trabalho e o conhecimento que adquiri sobe a riqueza cultural destes países”, disse a estudante Camila Fornaciari.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: