16/10/2019 13h21 - Atualizado em 16/10/2019 16h37

Obras de Zygmunt Bauman são trabalhadas com alunos do Ensino Médio da Escola Silvio Rocio

A ação pretendeu refletir acerca do modo que a sociedade moderna se relaciona.

O pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman foi tema do projeto “Protagonismo em Tempos Líquidos”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Rocio, em Vila Velha. A ação pretendeu refletir acerca do modo que a sociedade moderna se relaciona, sobretudo após a internet, das redes sociais e aplicativos.

O primeiro momento da atividade contou com uma palestra para os estudantes, esclarecendo as ideias do sociólogo sobre o “Mundo Líquido” e sua oposição ao “Mundo Sólido” por meio de conceitos abordados em sua reflexão. Após a palestra, os estudantes produziram, com imagens, cartazes.

“Nesta etapa do trabalho, os alunos foram desafiados a refletir acerca das mudanças que ocorrem na sociedade líquida (virtual, permeada por incertezas) entre a sociedade sólida (formal, real, concreta), através de pesquisa no laboratório de informática, referente aos seus respectivos temas”, disse o professor responsável pelo projeto Onildo de Souza Moraes.

Em seguida, houve a confecção de cartazes utilizando imagens do Google, tintas de tecido e pincel, com objetivo de produzir um grande “mural líquido”, contendo imagens e pinturas em alusão e um contraponto entre características do “Mundo líquido” versus” Mundo sólido” levantadas por Bauman, por meio de sua obra “Vida Líquida”.

Na segunda atividade, os estudantes foram direcionados à sala de Arte da escola. “O objetivo era simples – customizar, eles próprios, camisetas brancas com as ideias já trabalhadas nos vídeos, no sentido de criar imagens pertencentes ao ‘Mundo Sólido’ em oposição ao ‘Mundo líquido’, no sentido de chamar a atenção da comunidade escolar acerca das vertiginosas mudanças nas relações humanas do ponto de vista afetivo e social”, disse o professor Moraes.

A última atividade foi uma dinâmica, que consistiu na confecção de caixas de papelão da cor preta, cada caixa nomeada com sua respectiva turma, em que os alunos foram convidados a depositar seus aparelhos celulares desligados, no início das atividades escolares. O objetivo era ficar um dia letivo sem acesso aos meios virtuais, sensibilizando assim, os estudantes acerca das possibilidades a serem descortinadas no mundo “off-line”.

“No dia seguinte, foi realizada uma roda de conversa com as turmas, de modo a ter um retorno de como foi passar um dia de aula ‘desconectados’ levantando os pontos positivos e negativos durante as aulas, e no recreio. Em seguida, os estudantes preencheram um questionário avaliativo com questões acerca das atividades realizadas no dia off-line”, explicou o professor.

Zygmunt Bauman 

Foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia. Nasceu em 19 de novembro de 1925 e morreu, aos 91 anos, em 9 de janeiro de 2017.

Para o sociólogo, a fluidez dos vínculos, que marca a sociedade contemporânea, encontra-se inevitavelmente inserida nas próprias características da modernidade.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

Tópicos:
Silvio Rocio
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI