25/09/2020 11h13

Prazo do Edital para Semana C&T 2020 termina nesta sexta-feira (25)

O edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) de apoio a projetos para a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia encerra o prazo para submissão de propostas, nesta sexta-feira (25). Os recursos destinados ao edital são de R$ 300 mil e, por meio da chamada pública, escolas e professores da Educação Básica e do Ensino Superior podem produzir vídeos de curta duração para exibição durante o evento.

A 17ª edição do evento é uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito santo (Fapes) e a Secretaria da Educação (Sedu) e já faz parte do calendário anual do Governo do Estado. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a Semana C&T será virtual e acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro por meio de um site interativo, moderno e dinâmico.

No site o participante poderá: assistir a vídeos com exposição de trabalhos técnico-científicos elaborados por estudantes de Nível Fundamental, Médio e Superior; assistir a vídeos com palestras e oficinas; assistir a vídeos de cursos com certificação; acessar os editais e manuais de participação; ler notícias sobre o evento; e muito mais.

“É importante que a pandemia não seja um obstáculo para continuarmos a nossa missão que é tornar a ciência cada vez mais popular. Nós quebramos a cabeça para fazer um edital bacana que permitisse o maior número possível de participantes na exposição dos projetos”, pontuou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel.

Os temas centrais do evento este ano são: "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e “Covid-19”, incluído pela Secti. Além desses, a 17ª Semana Estadual também abordará outros assuntos que são de relevância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, também inseridos pela Secti, sendo eles:

• Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco;
  • Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza;
  • Ciência para o desenvolvimento sustentável;
  • Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e redução das desigualdades
  • Ciência, saúde e esporte;
  • Bioeconomia;
  • Tecnologia para a solução de problemas urbanos;
  • Tecnologia para soluções de problemas na educação;
  • Tecnologia para a solução de problemas de saúde;
  • Agroindústria;
  • Áreas clássicas de fenomenologia e suas aplicações.

A submissão dos projetos pode ser feita no site da Fapes (www.fapes.es.gov.br) e o edital pode ser acessado clicando aqui. Os recursos financeiros são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) e serão distribuídos por faixa/modalidade da proposta na seguinte proporção:

FAIXA

Modalidade

Valor Máximo do   Apoio

Nº propostas

Proposta Institucional

R$ 5 mil

Até 20

Proposta coletiva de Ensino Superior

R$ 2 mil

Até 50

Proposta Coletiva de Ensino Básico

R$ 1 mil

Até 100

R$100 mil

• Faixa A - Proposta Institucional - Proposta apresentada por uma Instituição de Ensino Fundamental ou Médio, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, representada por um proponente vinculado e indicado pela Instituição.

• Faixa B - Proposta Coletiva Ensino Superior - Proposta apresentada por um (a) professor (a) orientador de instituição de Ensino Superior, pública ou privada localizada no Espírito Santo, junto a equipe de alunos (as) de graduação ou pós-graduação composta de no máximo quatro alunos da mesma instituição do professor orientador.

• Faixa C - Proposta Coletiva Ensino Básico - Proposta apresentada por um professor (a) orientador (a) de instituição de Ensino Fundamental ou Médio, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, junto à equipe composta de no máximo quatro alunos da mesma instituição do professor orientador.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, destacou que “o evento acontece no momento em que a sociedade ainda sente os efeitos da Covid-19, ao mesmo tempo em que a inteligência artificial pode ser um excelente instrumento para estimular a promoção da competitividade e o aumento da produtividade no Estado e no Brasil. Tudo isso pode impactar diretamente em muitos setores da economia e refletir na redução das desigualdades sociais e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

Cristina Engel também falou das expectativas sobre o material que deve fazer parte do edital. “Esse edital tem um valor maior até do que o que foi adotado em 2019, é dividido em três categorias e os valores, que somam R$ 300 mil, são para apoiar ações que resultem em vídeos que possam ser expostos no evento, que este ano será virtual, para que a gente possa apresentar para todos o que está sendo produzido em termos de ciência, tecnologia e inovação aqui no Estado. O que nós esperamos mostrar é que, através da criatividade e das novas maneiras de se comunicar e interagir, nós possamos fazer essa 17ª Semana acontecer”, frisou.

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno