11/06/2024 14h08

Professores atuantes na socioeducação recebem formação sobre Princípios e Práticas Educativas do Tempo Integral

A Rede Pública Estadual de Ensino conta com 184 escolas de Tempo Integral e esse é o primeiro ano de implantação da escola de Tempo Integral no Sistema Socioeducativo.

Entre os dias 03 e 07 de junho, a Secretaria da Educação (SEDU) realizou uma formação com os professores do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEETMI) Professora Maria Penedo, situado em Cariacica, e que dão aula no Tempo Integral do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente (CSE). Além dos técnicos da Sedu, a formação contou com a presença e participação do corpo gestor da escola e da supervisão escolar.

Foram abordados os princípios e normativas do Tempo Integral e temas mais específicos tais como acolhimento, projeto de vida, tutoria, eletiva, conselho de líderes e Jovens Protagonistas. Todos os assuntos foram tratados a partir de uma perspectiva de adaptação para a realidade da escola no Sistema Socioeducativo.

Atualmente, a Rede Pública Estadual de Ensino conta com 184 escolas de Tempo Integral e esse é o primeiro ano de implantação da escola de Tempo Integral em uma realidade específica como a do Sistema Socioeducativo. Trata-se, portanto, de uma experiência inédita que requer acompanhamento e assessoramento sistemático.

“Na semana passada, os professores do CSE tiveram a oportunidade de vivenciar a formação sobre os aspectos metodológicos da Educação em Tempo Integral com servidores da Gerência de Educação de Jovens e Adultos e da Gerência de Educação em Tempo Integral. Os resultados já são notados, principalmente, no que se refere à aceitação dos estudantes que evidenciam a mudança na prática metodológica dos professores”, afirmou a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Mariane Berger.

“A Educação Integral se relaciona muito fortemente com a perspectiva de Proteção Integral e é uma metodologia que pode contribuir largamente para a formação dos socioeducandos enquanto jovens protagonistas e da escola como um local de acolhimento e efetivação dos seus direitos”, acrescentou a gerente da Educação em Tempo Integral, Mayara Lima Candido.

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