Professores se reinventam para uso de novas tecnologias durante as aulas não presenciais
Reinventar e criar novas formas para ensinar e, assim, se aproximar dos alunos da Rede Estadual tem sido a rotina de alguns professores capixabas. Amarildo Dias Coutinho, que leciona História no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) José Leão Nunes é um destes profissionais, que, neste período da pandemia, por conta das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (ANPs), aprendeu a utilizar diversas ferramentas on-line para enriquecer o conteúdo das aulas.
“Foi desafiador e, claro, encontrei dificuldades, mas tive que me reinventar e aprender novamente, pois nunca é tarde para aprender”, disse o profissional, de 51 anos. Amarildo destacou que identificou no Google Meet, por exemplo, diversos recursos que auxiliam nesse processo de ensino aprendizado dos alunos. “É interessante a quantidade de recursos que é trazido até nós. Consigo trazer vídeos, fotografias antigas ou ir a uma página na internet e pegar uma atividade No youtube, por exemplo. Posso utilizar vários recursos”, completou.
Amarildo enfatizou que manter o contato com os alunos e essencial nesse momento. “Esses recursos promovem interação entre professor e aluno, mostra que o aluno está sendo atendido e que esta tendo a nossa atenção, sou professor porque gosto do que faço. Não podemos nos conformar com a idade e deixar de criar e fazer novas coisas, temos que sempre nos reinventar”, concluiu.