Projeto de estudantes do CEEMTI Baixo Guandu é selecionado entre os quatro melhores do Espírito Santo no programa Shell NXplorers
O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado em Baixo Guandu, teve um projeto desenvolvido por estudantes da 3ª série do Ensino Médio selecionado entre os quatro melhores do Espírito Santo no Shell NXplorers – Programa de Educação Científica. A iniciativa reconhecida foi o projeto “Sistema para Eliminação de Metais Pesados na Água (SEMPA)”, coordenado pelo professor Bruno de Oliveira Gregório.
O Shell NXplorers é um programa educacional de alcance internacional que estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da resolução de problemas complexos, com foco no nexo entre energia, água e alimentos. A participação da equipe do CEEMTI Baixo Guandu destacou-se pela aplicação da metodologia do programa na busca por soluções sustentáveis voltadas a desafios reais do território.
O projeto SEMPA abordou a problemática da poluição hídrica na região do Rio Doce e do Rio Guandu, cursos d’água de grande importância ambiental e social para o Espírito Santo, que enfrentam impactos relacionados à contaminação por metais pesados e outros poluentes. A partir desse contexto, os estudantes desenvolveram uma proposta de baixo custo e potencial aplicação local, alinhada à sustentabilidade e à preservação ambiental.
A solução apresentada consistiu no desenvolvimento de um sistema de filtragem de água com uso de biossorventes, produzidos a partir de resíduos agrícolas. Foram utilizados materiais como casca de café, bagaço de cana, casca de banana e casca de coco seco, em forma pré-carbonizada, com capacidade de adsorção de contaminantes, possibilitando a remoção de metais pesados da água de forma acessível e eficiente.
Além de contribuir para a melhoria da segurança hídrica, a iniciativa dialoga diretamente com o nexo água–alimentos, ao impactar positivamente a qualidade da água destinada ao consumo humano e às atividades agrícolas. O reaproveitamento de resíduos agrícolas também promove reflexões sobre gestão de recursos, sustentabilidade e uso consciente da biomassa.
O projeto contou com a participação dos estudantes Enzo de Souza Salvador Berger, Gabriel Ortelan Wolfgramm, Jheniffer de Oliveira Giurizzatto, Luckyan Medeiros de Oliveira, Mylena Pagcheon Soares, Tiago Gomes Vieira, Vitor Alochio Santos e Vitória Pereira Roela, todos da 3ª série do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio.
“Estamos imensamente orgulhosos de nossos estudantes. Esse reconhecimento não somente valida o potencial de inovação da nossa escola, mas também reforça a importância de uma educação que conecta o aprendizado em sala de aula com os desafios reais do mundo, formando jovem com senso crítico e capacidade de solucionar problemas complexos, especialmente aqueles ligados à saúde dos nossos rios Guandu e Doce”, disse o professor Bruno de Oliveira Gregório.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707