Projeto interdisciplinar de escola em Guarapari destaca conexões entre Matemática e Linguagens

Estudantes vivenciaram experiências práticas, lúdicas e reflexivas que demonstraram como o raciocínio lógico se manifesta em diferentes áreas do conhecimento.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, concluiu o projeto interdisciplinar “Entre número e cultura: a matemática das conexões”, desenvolvido pelos professores da área de Linguagens e suas Tecnologias. A proposta teve como objetivo evidenciar que o raciocínio lógico e o pensamento matemático ultrapassam as fronteiras da área de Ciências da Natureza, estando presentes também na arte, na literatura, na linguagem verbal e não verbal, no esporte e no cotidiano.
Os estudantes apresentaram diversas produções que refletiram o processo de aprendizagem ao longo do trimestre. As turmas foram organizadas por temas e exploraram diferentes abordagens: releituras da obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, conexões matemáticas em práticas esportivas, arte e simetria a partir dos estudos de Leonardo da Vinci, jogos de tabuleiro criados pelos próprios alunos, além de atividades que relacionaram matemática e saúde. Também foram realizadas apresentações teatrais, produção de poemas e desafios lógicos interativos.
A professora Tatiana Martins, da disciplina de Arte, destacou o impacto da ação: “Estamos muito felizes, pois a culminância do nosso projeto foi um sucesso. Durante todo o percurso, nossos estudantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de pesquisas, análises e atividades que mostraram que a Matemática não está presente apenas por meio dos números, mas também no nosso dia a dia. Essa experiência reforçou que o aprendizado é uma rede de saberes interligados”.
A ação também teve como foco o trabalho em equipe, a pesquisa e a inclusão, com atenção especial aos estudantes com necessidades educacionais especiais. A professora de Língua Portuguesa, Glaúcia Nascimento Silva Fabri, ressaltou os ganhos pedagógicos da proposta: “O projeto nos tirou do contexto tradicional da Língua Portuguesa para explorarmos a Matemática. Trabalhar essa interdisciplinaridade foi um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento coletivo. As apresentações foram diversas e bem executadas, com destaque para as encenações teatrais, produções poéticas e a abordagem de conceitos como simetria.”
“Foi uma experiência transformadora. Aprendi não apenas conteúdos teóricos, mas também habilidades práticas que levarei para a vida. A troca de ideias e o trabalho em equipe foram fundamentais para nosso crescimento pessoal e coletivo. Sou muito grata à escola por essa oportunidade”, afirmou a estudante Sara Reis Soares.
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