15/05/2024 14h25

Projeto Porta-Vozes inicia formação de estudantes de escolas de Tempo Integral no Espírito Santo

O programa tem como objetivo principal promover o protagonismo juvenil nas escolas de tempo integral.

Na última quarta-feira (08), a Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto Natura, deu início ao projeto Porta Vozes, uma iniciativa que visa incentivar estudantes capixabas para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. O programa tem como objetivo principal promover o protagonismo juvenil nas escolas de tempo integral.

O projeto porta vozes é realizado por meio de encontros formativos mensais e virtuais, sendo seis reuniões no total. Cada estado conta com três estudantes porta-vozes, tornando-os pontos focais para planejamento, realização de ações protagonistas, mobilização e engajamento do Ensino Médio Integral (EMI) em seus estados.

O primeiro encontro do projeto teve como tema "Despertando o protagonismo" e contou com a participação de três estudantes de escolas de tempo integral da Rede Pública Estadual de Ensino: Arthur Cordeiro de Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Penedo, em Cariacica; Emilly de Oliveira de Souza, da EEEFM Geraldo Costa Alves, em Vila Velha; e Davi Fernandes Marques, da EEEFM Hilda Miranda Nascimento, na Serra.

Os estudantes foram incentivados a refletir sobre o conceito de protagonismo, sua importância no projeto de vida e no processo de aprendizagem, bem como sua manifestação dentro das escolas.

“Participar do projeto Porta Vozes foi uma experiência incrível para mim. Foi uma sensação única estar em um ambiente onde todos estavam compartilhando suas histórias, suas ideias e suas experiências. Aprendi muito ao escutar diferentes perspectivas e ao compartilhar as minhas próprias. Mas não foi apenas o aprendizado que tornou essa experiência especial, também fiz amizades com pessoas incríveis. Saber que essas conexões que fiz durante o projeto continuarão a crescer e a me influenciar no futuro me enche de alegria e expectativa”, relatou a estudante Emilly de Oliveira de Souza

Essa parceria entre a Sedu e o Instituto Natura demonstra um compromisso mútuo com a melhoria contínua do sistema educacional do Espírito Santo, fortalecendo-se a cada encontro do projeto Porta Vozes.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI