16/09/2021 14h12

Projeto promove aprendizagem de Matemática por meio de jogo em São Mateus

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Egidio Bordoni, localizada em São Mateus, desenvolveu o projeto “Aprendizagem Matemática no jogo Minecraft”. Por meio do jogo, o educando é incentivado a usar a criatividade para construir um “mundo real”.

Para isso, foram aplicados exercícios que auxiliam o aluno a desenvolver a construção dele no jogo do Minecraft. Além disso, contando e encaixando blocos, os alunos (sendo jogadores) podem aprender conceitos de simetria e construções, além de calcular, por exemplo, quantas pessoas moram na casa que vai construir. Já na construção do edifício, pode se apropriar da multiplicação.

Os materiais utilizados no projeto foram: legos, material dourado, sólidos geométricos, dominó de multiplicação, adição, joguinhos, atividades em folha, malha quadriculada, fita métrica, sala de aula, celular, televisão, computador e grupo de WhatsApp.

O projeto foi selecionado para participar da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic). Para a diretora Cláudia Andrade Sant’Ana, o comprometimento dos alunos tem feito total diferença. “Fruto disso, temos nossos estudantes apresentando um trabalho em uma feira internacional. É gratificante”, disse.

Para o superintendente Regional de Educação de São Mateus, Jailson Mauricio Pinto, estar na Motic evidencia o potencial das equipes escolares e a criatividade dos estudantes.

Outras participações

No ano de 2020, a equipe escolar da EEEF Egidio Bordoni participou da Feira Regional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus, e obteve uma repercussão muito positiva por meio do projeto “Aprendizagem Matemática no jogo Minecraft”, desenvolvido pelas professoras Silvani da Cruz Andrade e Karla Andréia Cardoso, e pelos estudantes representantes de turma Aline Marques Esteves, Fred Aldea Lage e Gustavo dos Santos Juvenal.

O projeto também será apresentado na Feira Internacional Eicytef, no Panamá.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata