Projeto promove ensino sobre computação para meninas
Objetivo é ofertar cursos híbridos e on-line de Pensamento Computacional, Programação Python e C, além de Robótica educacional em ambientes Moocs.
A Secretaria da Educação (Sedu) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), estão desenvolvendo o projeto "Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: uma Chamada de Meninas para a Computação".
O projeto tem o objetivo de ofertar cursos híbridos e on-line de Pensamento Computacional, Programação Python e C, além de Robótica educacional em ambientes Moocs. São cursos on-line, abertos, massivos e sem tutoria, para atrair e incentivar meninas do interior capixaba para as carreiras de computação.
O curso tem carga horária de 140 horas distribuídas em aulas inaugurais, oficinas presenciais/remotas, momentos de atendimento aos cursistas e atividades nos Moocs de Lovelace. O momento presencial do curso vai ocorrer por meio da utilização da infraestrutura de Ensino a Distância (EaD) e da infraestrutura de laboratórios dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ifes.
Nesta terça-feira (10), será realizada a primeira aula inaugural dos cursos com as escolas de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves e EEEFM José Damasceno Filho, em Baixo Guandu.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em:
- a) Vídeo de apresentação do projeto Corte de Lovelace: https://www.youtube.com/watch?v=6hQWtlaOtRg
- b) Página a Corte de Lovelace no Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação: http://meninas.sbc.org.br/portfolio/corte-de-lovelace/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata