25/03/2019 17h31 - Atualizado em 25/03/2019 17h41

Protagonismo na eleição de líderes de turma em Santa Maria de Jetibá

Nesta quinta-feira (28) será realizada a primeira reunião com todos os 49 líderes de turma.

Todas as turmas da Escola Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá, já contam com líderes de turma. No total, 49 alunos foram eleitos pelos quase 1.500 estudantes da unidade de ensino e, agora, são protagonistas no desenvolvimento das ações de gestão escolar. A posse dos novos líderes foi realizada na última semana e atende à Portaria nº 097-R, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que normatiza o Conselho de Líderes de toda a Rede Estadual.

O diretor da escola, Denilson Garcia, destacou que a unidade cumpriu todas as etapas para a eleição dos líderes: a apresentação da Portaria aos alunos, a criação da comissão, candidatura dos estudantes, apresentação do plano de trabalho, eleição e posse dos líderes. “Contamos com a participação efetiva da comunidade escolar neste processo e, agora, estes alunos têm como missão participarem desta gestão democrática, incluindo a tomada de decisões dentro da escola”, disse.

Nesta quinta-feira (28) será realizada a primeira reunião com todos os 49 líderes de turma. Ao final do ano, quando encerra o período em que estão à frente da liderança, receberão certificado da Sedu. Segundo Denilson, a expectativa é de que, ao longo deste ano, a escola consiga criar o Grêmio Estudantil.

Conselho de Líderes

O Conselho de Líderes atende ao processo educativo, ampliando as alternativas de inserção social do jovem, promovendo oportunidade que priorizem o seu desenvolvimento integral e sua participação ativa nos espaços decisórios.

O líder de turma é responsável por um diálogo ético e eficaz com os colegas de classe, garantindo, assim, espaço de construção de políticas educacionais. É por meio da colaboração ativa, construtiva e solidária que o estudante tem a vivência do significado de autonomia, protagonismo e voluntariado.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDU
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI