18/12/2023 14h17

Retrospectiva 2023: alunos de Vila Velha criam lixeira inteligente e braço mecânico

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, puderam trabalhar com Arduíno por meio da Eletiva “Brincando com Ideias”. A proposta da eletiva tinha como foco a programação de equipamentos, construção de protótipos e cultura maker, em que os estudantes pudessem, pela imaginação, desenvolver projetos. A unidade escolar é uma das certificadas com o programa Escola do Futuro.

Entre os protótipos montados pelos estudantes estão uma lixeira inteligente com sensor de presença e um braço mecânico. “Desde o início da eletiva, pensei que seria muito difícil me adequar, mas pesquisei muito, até que tive uma ideia e compartilhei com os meus colegas que faziam parte do projeto. A ideia foi uma lixeira inteligente, que não precisa da ação humana para abri-la, já que a própria programação, por meio do sensor ultrassônico, faz com que a lixeira abra e feche a tampa”, explicou o estudante Wanderley de Almeida Lemos.

A professora Andreia Almeida Tejada e o professor Wilson Faria foram os responsáveis por lecionar a eletiva. “Foi muito importante o contato dos alunos com o conceito e a manipulação das peças para o desenvolvimento dos projetos. As ideias, a imaginação, o erro e conhecimento foram fundamentais para o processo de aprendizagem. Tudo parte de um processo, acreditamos que atingimos de forma lúdica. Lembrando que nossa escola conta com curso técnico em Informática para Internet e Manutenção de Computadores, em que os alunos já possuem, na grade curricular, conteúdos que complementam muito o desenvolvimento dos projetos”, destacou Andreia de Almeida Tejada.

O objetivo da ação foi trabalhar os componentes de diferentes disciplinas necessários para o desenvolvimento de soluções dos problemas inerentes aos desafios apresentados.  A eletiva contribuiu para o aprendizado dos alunos no âmbito do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, matemática, pensamento criativo, propor alternativas para a solução de problemas, e compreensão dos conceitos fundamentais sobre robótica.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro: Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, de Vila Velha; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, de Vitória; e EEEFM Marinete de Souza Lira, da Serra.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri