16/01/2024 08h59 - Atualizado em 16/01/2024 09h02

Retrospectiva 2023: avanços potencializam processo de ensino-aprendizagem na Rede Estadual

Em cada modalidade de ensino, a Sedu concentrou esforços que garantiram resultados positivos.

Ao longo de 2023, a Secretaria da Educação (Sedu) conquistou avanços importantes no processo de ensino-aprendizagem para os mais de 200 mil alunos da Rede Pública Estadual do Ensino do Espírito Santo. Nas diferentes modalidades de ensino, a Sedu concentrou esforços que garantiram resultados positivos, valorizando as diversas frentes de trabalho desenvolvidas.

O Tempo Integral apresentou uma evolução significativa. No ano passado, a Rede Estadual chegou na marca de 156 escolas de Tempo Integral. Um salto importante, desde 2019, com a criação de 124 novas escolas dessa modalidade de ensino no Estado. Neste ano de 2024, o quantitativo passa a ser ainda maior, com a implantação de mais 28 escolas, chegando ao número de 184 escolas de Tempo Integral.

Já nas redes municipais, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), em 2023, foi realizado mais um edital em que 44 municípios fizeram a adesão, chegando a 67 municípios com a oferta da Educação em Tempo Integral pelo PROETI.

Outros avanços importantes foram na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 30 mil vagas foram ofertadas em 2023, sendo efetivadas cerca de 20 mil matrículas. Ao todo, em 2023, 184 escolas da Rede Estadual atenderam alunos da EJA e de mais duas unidades prisionais; 15 Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA’s); mais três unidades de atendimento in loco, que adotam a metodologia de semipresencial, com estudos individualizados; além de quatro Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA’s), que também adotam a metodologia de semipresencial.

A Educação Especial é outra modalidade que alcançou resultados importantes na gestão educacional de 2023. Para a garantia de direitos pela via do acesso, da permanência e a apropriação do conhecimento para todos os alunos que são público-alvo da educação especial, a Sedu realizou a revitalização das 394 Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem a 10.396 estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Outras frentes de atuação ao longo do ano foram nas três Classes Hospitalares, que atenderam, aproximadamente, 1.300 estudantes da Educação Básica internados; o assessoramento, monitoramento e a produção de materiais pedagógicos acessíveis, destinados às 406 escolas da Rede Estadual nos 11 Núcleos Estaduais de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIES); a cooperação técnica com 60 municípios e credenciamento com 52 Instituições Filantrópicas, que atenderam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de contraturno escolar das redes municipais e Estadual de ensino.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Cícero Giuri