09/01/2023 10h10

Retrospectiva: Governo investe R$ 9,5 milhões na Educação Especial

O Governo do Estado prima pela eficiência e garantia de direitos a todos os estudantes público-alvo da Educação Especial.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou os investimentos concretizados durante os últimos três anos para a Educação Especial. O objetivo das ações é promover políticas públicas voltadas para a garantia da equidade na Rede Pública Estadual de Ensino.

Nos últimos anos, foram aplicados recursos na ordem de R$ 9,5 milhões nas 384 escolas que contam com salas de recursos multifuncional, com a finalidade de aquisição de materiais didáticos pedagógicos, equipamentos de tecnologia assistiva, macas, cadeiras de rodas e cadeiras para banheiro.

A Rede Pública Estadual atende 13.305 estudantes matriculados com Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação (TEA). Desses, 3.547 estudantes fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno.

A assessora de Educação Especial da Sedu, Giovanne Silva Berger Tonoli, disse “O AEE é um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente e com a finalidade de identificar e eliminar barreiras no processo de aprendizagem com vistas à plena participação dos estudantes público-alvo da Educação Especial”, disse.

Vale ressaltar que as implementações políticas da Educação Especial, nesses anos, têm garantido os direitos constitucionais aos estudantes com deficiência para terem acesso, permanência e aprendizagem na Rede Pública Estadual.

“Todos os investimentos foram de suma importância para que a inclusão escolar pudesse ser efetivada no Espírito Santo. Além disso, todas as ações realizadas pelo Governo do Estado primam sempre pela eficiência, pela transparência e, sobretudo, pela garantia de direitos a todos os estudantes público-alvo da Educação Especial”, acrescentou Giovanne Silva Berger.


Texto: Thiago Mozzer


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI