17/07/2020 16h59

Secretário Vitor de Angelo participa do Educa Week 2020

O tema da Webinar foi ‘Cases de sucesso em escolas públicas utilizados durante a crise da Covid-19’.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou, nesta sexta-feira (17), do Educa Week 2020, que tem como tema “Cases de sucesso em escolas públicas utilizados durante a crise da Covid-19”. O secretário iniciou sua fala agradecendo o convite e a oportunidade de poder contar as experiências da Rede Estadual do Espírito Santo.

“Estamos passando por desafios desconhecidos, o que exige de uma equipe a postura de entender que isso diz respeito ao nosso oficio. Essa postura tem feito a diferença aqui no nosso Estado”, ressaltou Vitor de Angelo.

O secretário falou sobre a Rede, que atende 240 mil alunos, em 444 escolas, nos 78 municípios do Estado. “Num curto espaço de tempo criamos o Programa EscoLAR – LAR, que faz referência de que o ensino e a aprendizagem, devido às atividades remotas, passaram a ter como centralidade a residência dos alunos”, analisa.

A partir da ação criada pela Secretaria da Educação (Sedu) também surgiram os desafios. “Tivemos que enfrentar o desafio da exclusão digital, que existe, e é mais presente na rede pública. Nos deparamos com a necessidade de encontrarmos saídas para oferecer recursos pedagógicos com o uso ou não da tecnologia”, acrescenta o secretário.

A parceria entre a Sedu e o Google foi uma das saídas de enfrentamento à exclusão digital. “Com a Plataforma Google For Education, criamos salas de aula virtuais, espelhando o que tinha nas salas de aula presenciais, permitindo, dessa maneira, que os professores continuassem a trajetória de aprendizagem. E com o aplicativo EscoLAR, demos acesso gratuito às salas de aula do Google”. O secretário Vitor de Angelo completou elogiando o envolvimento dos profissionais da educação e a criatividade para inovar neste momento de isolamento social.

Também participaram da Webinar a secretária de Jaraguá, em Santa Catarina, Ivana Atanásio Dias; secretária de Itapema, também em Santa Catarina, Alessandra Simas Ghiotto, com mediação de Alexandre Campos, do Google For Education no Brasil.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br