30/09/2020 16h07

Sedu e Sejus realizam formação sobre ‘Plano Estadual de Educação nas Prisões’

As Secretarias da Educação (Sedu) e da Justiça (Sejus) realizaram, na manhã desta quarta-feira (30), um encontro formativo on-line com profissionais da educação atuantes no Sistema Prisional. O encontro sobre o "Plano Estadual de Educação nas Prisões” contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e da gerente da Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Berger.

Os professores que atuam no Sistema Prisional vêm, desde fevereiro, participando de uma Formação Continuada, em parceria com o Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública (NEVI), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que culminará com a atualização do "Plano Estadual da Educação nas Prisões do Espírito Santo".

“O Plano visa a qualificar a oferta da Educação nas prisões. Sei que todos vocês estão fazendo um belo trabalho, de muita sensibilidade. Terminar a educação básica é uma grande conquista, mas, quando olhamos para o estudante que está privado de liberdade, é uma conquista ainda melhor, porque é uma situação naturalmente mais difícil. Portanto, tem uma sensação de conquista muito maior”, disse o secretário Vitor de Angelo.

Também compartilharam suas experiências a professora Elenice Onofre, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Carlos Pinheiro Teixeira, do Programa Fazendo Justiça; parceiros da elaboração do "Plano Estadual da Educação nas Prisões"; o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz; o coordenador de Educação, Cultura e Esporte do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Carlos Rodrigo Martins Dias; estudantes/internos da Escola Referência Manoel Abreu, de Linhares; e técnicos da Educação do Sistema Prisional de 15 estados brasileiros.

“Estamos agradecidos e felizes por participar desse momento e por saber que tem tanta gente envolvida nesse trabalho. Estamos com força total, com sede e fome de voltar a estudar e aprender”, afirmou um estudante, da Escola Referência Manoel Abreu/Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares.

O "Plano Estadual da Educação nas Prisões do Espírito Santo" será entregue à sociedade capixaba até o final deste ano para, aproximadamente, 300 profissionais da educação que atuam nas nove escolas referência e duas escolas exclusivas que atendem ao sistema prisional capixaba.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI