22/11/2023 18h00 - Atualizado em 22/11/2023 16h27

Sedu promove ‘I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Espírito Santo’

O objetivo é reduzir as desigualdades e construir práticas educacionais destinadas ao público da Educação Especial.

A Secretaria da Educação (Sedu) promove, nestas quarta-feira (22) e quinta-feira (23), o “I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Espírito Santo”. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação profissional, visando à redução das desigualdades e à construção de práticas educacionais destinadas ao público-alvo da Educação Especial.

Participam do evento professores da Educação Especial, intérpretes, assessores pedagógicos e supervisores escolares das Superintendências Regionais de Educação (SREs), além de superintendentes das SREs, profissionais que atuam nas equipes técnico-pedagógicas da Unidade Central da Sedu, e gestores e técnicos das redes municipais do Estado que atuam na Educação Especial.

O seminário foi organizado pela Assessoria de Educação Especial da Sedu e conta também com a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; dos subsecretários de Estado da Educação; do prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho; da coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Sônia Lopes Victor; e da procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel.

O governador do Estado, Renato Casagrande, não pôde estar presente no evento, mas enviou um vídeo reforçando a importância da temática. “Sabemos que é muito importante o trabalho desenvolvido por todos os professores na educação, especialmente dos educadores da Educação Especial, que precisam de um cuidado maior. Esse seminário é para que possamos estar ainda mais bem preparados e organizados para ofertar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Desejo a todos vocês um bom seminário”, disse o governador.

O secretário Vitor de Angelo ressaltou que o seminário é um marco histórico para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. “Espero que todos tenham momentos especiais neste evento, não só para o convívio entre nós, mas sobretudo para o crescimento conjunto, para a apropriação da temática e o alinhamento da política da Educação Especial. Desejo que todos saiam daqui mais preparados para os desafios dessa modalidade tão significativa”, ressaltou o secretário.

Entre os temas abordados no seminário estão “O aluno incluído na Educação Básica”; “Políticas educacionais inclusivas para mitigação de desigualdades na Educação Básica”; “15 anos da instituição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI)”; “A educação como direito inegociável”; Roda de conversa com o tema “A trajetória histórica da Educação Especial no ES”; "Acessibilidade Curricular como princípio da Educação Inclusiva”; “Práticas pedagógicas inclusivas e o trabalho colaborativo”; e “Patologização da deficiência, o capacitismo e seus desdobramentos para a Educação Básica”.

A assessora da Educação Especial da Sedu, Giovanne Silva Berger Tonoli, falou sobre a expectativa do evento e sua importância. “Visamos destacar, por meio de socialização do conhecimento produzido no campo da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, o compromisso público e político com a escolarização dos estudantes que constituem o público-alvo dessa modalidade, pela via de acesso, permanência e apropriação do conhecimento com qualidade para esses estudantes”, salientou.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon