24/03/2022 15h42

Sedu realiza curso de Apropriação dos Resultados do Paebes 2021

Público-alvo foi formado por supervisores escolares e técnicos das Superintendências Regionais de Educação.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), deu início, nessa terça-feira (22), ao curso de “Apropriação dos Resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2021”. O público-alvo foi formado por supervisores escolares e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs).

O objetivo da formação foi subsidiar os profissionais das SREs na apropriação, interpretação e análise dos resultados do Paebes, para atuarem como multiplicadores nas Regionais e nas escolas.

O primeiro encontro contou com a participação do subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação, Marcelo Lema Del Rio Martins; da gerente de Avaliação, Endy Albuquerque Silva; e de profissionais das onze Superintendências Regionais de Educação e da Sedu Central. As temáticas foram desenvolvidas pelo coordenador de medidas educacionais do CAEd/UFJF, Wellington Silva, e pela analista de Formação do Ensino a Distância (EaD) do CAEd/UFJF, Sheila Rigante Romero. O segundo encontro síncrono está previsto para a próxima terça-feira (29).

A gerente de Avaliação da Sedu, Endy de Albuquerque Silva, destacou que se torna imprescindível a compreensão do programa e a apropriação dos resultados pelas equipes pedagógicas para o monitoramento e a melhoria da qualidade da educação pública estadual. “Como é a avaliação em larga escala com maior capilaridade do Espírito Santo, a formação é importante para garantir a padronização no acesso às informações e na apropriação dos resultados”, disse a gerente.

O curso vai abordar temas, como o conceito de avaliação em larga escala; histórico do Paebes; matriz de referência, descritores, escala de proficiência e padrão de desempenho; interpretação pedagógica dos resultados; estratégias e possibilidades de intervenções a partir dos resultados da Avaliação. O curso está sendo realizado por meio de encontros síncronos e assíncronos, até o dia 10 de abril, com a carga horária de 40 horas e será certificado pelo CAEd/UFJF.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) tem o objetivo de avaliar o processo de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados são importantes para gestores e professores no planejamento de ações pedagógicas que visem à melhoria do aprendizado e forneçam indicadores para nortear a implementação, (re)formulação e monitoramento de políticas educacionais voltadas à promoção da equidade e à qualidade da educação capixaba.

Público-Alvo do Paebes

Edição 2021: todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual, municipal e do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes); e amostral nas escolas privadas adesas.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata