12/04/2023 14h07 - Atualizado em 13/04/2023 14h15

Sedu realiza oficina de análise dos resultados do Paebes e Paebes Alfa

Evento aconteceu simultaneamente nos formatos presencial e on-line.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na manhã dessa terça-feira (11), o primeiro encontro formativo de análise dos resultados das avaliações do ano de 2022, do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa).

O evento, que aconteceu simultaneamente nos formatos presencial e on-line, com polos nas 11 Superintendências Regionais da Educação (SER), teve a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo; do subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema; da representante da Subsecretaria de Educação Básica e Profissional, Renia Lopes, e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O objetivo do encontro foi promover a formação dos profissionais da educação para a leitura e a análise dos resultados do Paebes e do Paebes Alfa, preparando-os para multiplicarem as informações com as equipes gestoras das escolas. Os temas abordados trataram da análise e reflexão sobre os indicadores de desempenho e do contexto da avaliação.Também foi debatido o papel do gestor e das avaliações no processo de gestão para a equidade. A partir dessas temáticas, os participantes fizeram um planejamento de ações para auxiliar as escolas nas análises dos resultados, por meio de roteiros específicos.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br