25/01/2024 11h47

Sedu realiza primeiro encontro de gestores das ‘Escolas do Futuro’

O encontro buscou preparar as instituições para os desafios que serão enfrentados durante o ano letivo de 2024.

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, na última semana, a 1ª Reunião de Alinhamento dos Gestores das “Escolas do Futuro”. O encontro, que apresentou como temática principal a tecnologia e a inovação, buscou preparar as instituições para os desafios que serão enfrentados durante o ano letivo de 2024.

Na oportunidade, diretores escolares, superintendentes regionais da educação, coordenadores pedagógicos, supervisores e técnicos escolares debateram sobre a promoção da cultura digital, implementando pedagogias inovadoras e tecnologias na educação, baseadas nas diretrizes do programa.

A gerente de Estudo, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério, Karoliny Mendes da Costa, aproveitou a ocasião para explicar aos presentes o processo de certificação e implementação, enfatizando os eixos de desenvolvimento do programa (pedagógico, digital, formativo e infraestrutura), além das atribuições e responsabilidades, o rol de equipamentos mínimos que devem ser adquiridos e as ferramentas de monitoramento de indicadores que precisam ser implementadas.

Ao término das discussões, foi apresentado um calendário com datas para os novos encontros de fluxo, formações e alinhamento entre as cinco unidades, certificadas no ano de 2023, e as dez novas escolas que receberão a certificação em 2024.

Unidades já certificadas:

Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, de Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, de Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, da Serra.

As novas dez escolas certificadas são:

Os Centros Estaduais de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, de Conceição do Castelo; João XXIII, de Barra de São Francisco; Governador Gerson Camata, de São Gabriel da Palha; Marita Motta Santos, de São Mateus; Bráulio Franco, de Muniz Freire; as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim; Nelson Vieira Pimentel, de Viana; Honório Fraga, de Colatina; as Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, de Guarapari; e Emir de Macedo Gomes, de Linhares.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br