09/02/2024 14h09 - Atualizado em 16/02/2024 14h10

Sedu realiza visita técnica em cooperativa de Alfredo Chaves

O objetivo da ação foi aprimorar o conhecimento, ter acesso aos produtos e entender o processo de produção dos alimentos fornecidos à Rede Estadual.

 

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, nessa quarta-feira (07), uma visita técnica dos profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) à Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac). O objetivo da ação foi aprimorar o conhecimento, ter acesso aos produtos e entender o processo de produção dos alimentos fornecidos aos estudantes da Rede Pública de Educação.

 A iniciativa visa também aprimorar os técnicos educacionais, responsáveis pela execução da política pública do PNAE, da realidade da agricultura familiar capixaba, por meio das cooperativas fornecedoras dos produtos.

O encontro é uma parceria da Sedu com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Além dessa visita ao município de Alfredo Chaves, os técnicos do PNAE também estiveram na Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC), em 26 de janeiro, para conhecer a produção de banana na área rural do município da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Para completar o itinerário pelas cooperativas capixabas, para o dia 27 de fevereiro, está programado um encontro com os coletivos de agricultores na produção de frutas e de verduras: Cooperativa Agroindustrial de Garrafão (Cooperfruit) e Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo (CAF Serrana), ambas na cidade de Santa Maria de Jetibá.

Por fim, a subgerente de Alimentação Escolar, Fenanda Grazziotti Paula, destaca que a PNAE estabelece que, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra direta de alimentos provenientes da agricultura familiar.

 

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI