01/11/2022 10h14 - Atualizado em 01/11/2022 10h16

Sedu tem quatro projetos finalistas do Prêmio Inoves 2022

Projetos desenvolvidos na Secretaria da Educação (Sedu) estão entre os finalistas do Prêmio Inoves 2022. A iniciativa, que acontece desde 2005, é um programa do Governo do Estado voltado a equipes de servidores do Executivo Estadual, Municipais e de outros Poderes que busca estimular o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. O Voto Popular tem início nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 14 de novembro.

A Sedu concorre na categoria “Projeto em Desenvolvimento” com o os programas “PROETI” e “LETRUS”, bem como na categoria “Projeto de Resultados” com as iniciativas “Vencendo Fronteiras” e uma “Metodologia Aplicada à Otimização do Transporte Escolar Estadual”.

Ao todo, sete equipes do Executivo Estadual e três do Municipal serão premiadas com recurso de R$ 30 mil cada, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Esse valor será investido no processo de aceleração das iniciativas vencedoras. Além disso, elas receberão certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Poderes.

Conheça mais sobre os projetos da Sedu que concorrem ao Inoves

Categoria Projeto em Desenvolvimento

- O Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) é o repasse de recurso financeiro que viabiliza a implantação das escolas em tempo integral tendo com parceiras as redes municipais de educação em regime de colaboração. Além do financiamento econômico, o programa apresenta um modelo pedagógico próprio, inovador, atrativo e conectado com a realidade do estudante, colocando-o no centro do processo de aprendizagem e ampliando as possibilidades da consolidação do seu projeto de vida.

- O Programa Letrus consiste em uma plataforma de correção de redação e desenvolvimento da escrita que possibilita maior rapidez na análise dos textos, otimização do tempo do professor permitindo a ampliação da realização de tarefas e conteúdos constituindo-se, assim, como importante instrumento pedagógico para uma formação integral e para a garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes da Rede Estadual de Educação.

Categoria Projeto de Resultado

- O projeto Vencendo Fronteiras tem como proposta a ampliação das estratégias de divulgação do modelo de ensino da escola, tornando o acessível à população dos munícipios atendidos.

- A Metodologia Aplicada à Otimização do Transporte Escolar Estadual propõe a criação de um sistema de gestão de transporte escolar que utiliza dados gerados a partir do mapeamento, possibilitando o custo específico para cada roteiro, seguindo os preços de insumos e características de cada município.

Para confira os demais finalistas acesse: www.inoves.es.gov.br

Voto Popular

A etapa final, o Voto Popular, tem início na próxima terça-feira (1º) e segue até o dia 14 de novembro. Para votar, basta acessar o site https://inoves.es.gov.br/ Os premiados de cada categoria e os destaques especiais serão conhecidos no dia 1º de dezembro.

Sobre o Prêmio Inoves

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para valorização do servidor.

No contexto do programa, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a realidade da gestão pública.

O objetivo principal é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu